Estudo divulga números do impacto da pandemia de covid-19 nos transplantes de córnea no Brasil

Desde o início da pandemia de covid-19 foi vista uma queda massiva na quantidade de transplantes de córnea.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

De 2017 a 2019 o banco de olhos no Brasil teve uma média anual de 16.850 doadores de tecidos oculares. Foram 31.791 córneas processadas e 17.205 transplantes de córnea de acordo com a Anvisa. De acordo com o Sistema Nacional de Transplantes foram 15.380 transplantes por ano no período.

Um aumento significativo era esperado para 2020, porém a covid-19 frustrou essas expectativas. A Apabo divulgou um guideline recomendando medidas preventivas incluindo a covid-19 nos critérios de exclusão para doadores.

Leia também: Neuropatia corneana associada à covid-19

A Anvisa divulgou a parcial do primeiro semestre de 2020, de 37 dos 51 bancos autorizados: foram feitos 3.171 transplantes de córnea nessas unidades. Os dados do Sistema Nacional de Transplantes foram de 3.930 transplantes (31,9% em janeiro, 28,9% em fevereiro, 26,2% em março, 2,9% em abril, 4,7% em maio e 5,4% em junho). Esse conflito de informações é consequência da falta de um sistema unificado e padronizado. Um estudo publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia neste ano divulgou o resultado de um questionário preparado pela Apabo para 50 bancos de olhos brasileiros (dos 51 autorizados a operar).

Estudo divulga números do impacto da pandemia de covid-19 nos transplantes de córnea no Brasil

Métodos

Quarenta e quatro desses bancos responderam as questões, sendo que 40 as responderam totalmente, dois parcialmente e dois revelaram não ter operado nesse período. Dos que não responderam, três estavam inoperantes. As informações presentes no estudo correspondem a 80,5% das instituições que forneceram córneas para transplante nos primeiros oito meses de 2020 (37 bancos de 20 estados).

Resultados

Nesses foram obtidos 3.060 doadores de tecidos oculares no período (61,7% dos doadores no brasil durante o período de acordo com o sistema nacional de transplantes, com um total de 6.052 córneas processadas). Das 3.060 doações, dois terços foram obtidos de doadores por parada cardíaca e um terço por doadores com morte cerebral. No primeiro trimestre os doadores por parada cardíaca representavam 80,4% das doações, no segundo trimestre caíram para 23,2%. Vinte e dois bancos de olhos reportaram uma redução e 11 tiveram um aumento pequeno nas doações por morte cerebral.

Das 6.052 córneas processadas, 71,8% foram oferecidas dos bancos ao centro de distribuição para pacientes nas listas de espera (73,5% por indicações ópticas e 26,5% por indicações não ópticas). De todas as córneas processadas, 3.167 (52,3%) foram transplantadas (Índice de utilização geral), 84,5% por indicações ópticas. Dezesseis por cento das córneas que poderiam ser usadas para transplantes ópticos não foram utilizadas, de acordo com o centro de distribuição principalmente por atrasos na distribuição, seguido de inviabilidade das córneas por expiração do período de preservação. Cirurgiões não disponíveis corresponderam a 14,3% (71,2% no primeiro bimestre) e pacientes não disponíveis representou 8,2% (52,4% no primeiro bimestre).

Saiba mais: Depósitos na córnea associados ao uso de medicações: o que sabemos sobre o tema?

Discussão

Depois de decretada a pandemia, os bancos de olhos continuaram restringindo ou até suspendendo atividades como medida de segurança. Em abril de 2020, o ministro da Saúde reforçou a recomendação de doadores não terem achados clínicos e epidemiológicos para covid-19 validados por teste negativo para SARS-CoV-2. Essas recomendações se mantiveram por pelo menos seis meses.

Desde o início da pandemia foi vista, portanto, uma queda massiva nas doações, dificuldades com os bancos de olhos, um impacto negativo nos receptores e dúvidas na comunidade oftalmológica.

Com as restrições, o artigo conclui que houve uma queda de 85,7% nas doações de tecidos oculares do primeiro ao terceiro bimestre. Usando o primeiro bimestre como uma projeção para o período analisado, as taxas atingidas nos primeiros oito meses seriam 57% menores se comparadas com o que poderia ser atingido sem a interferência da pandemia. A consequência é um aumento de 14,7% do número de pacientes aguardando um transplante de córnea, de acordo com o SNT.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Garcia AMS, et al. Impacts of COVID-19 pandemic and public policies on corneal transplantations in Brazil. Arq Bras Oftalmol. 2022 May-Jun;85(3):277-285. DOI: 10.5935/0004-2749.20230074.