Leia mais:
Leia mais:
Relação da disbiose e autismo [podcast]
Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão: como o enfermeiro deve agir?
Merck® anuncia que a vacina pneumocócica 15-valente é promissora na fase 3
Gastroparesia em crianças: como conduzir?
Dia Mundial de Combate à Meningite: tratamento e imunização

Estudo sugere rotina de sono para as crianças

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A rotina de sono está entre as atividades familiares mais comuns, variando de acordo com a cultura das famílias. Esses rituais noturnos incluem uma série de atividades, desde escovar os dentes até ler um livro com a criança.

Esses hábitos para estimular o sono infantil podem atuar no desenvolvimento, bem-estar e saúde das crianças e dos pais, estimulando o bom funcionamento familiar. Embora haja um reconhecimento crescente da importância dessas práticas, existe pouco consenso sobre o que constitui uma rotina ideal para a hora de dormir.

Rotina de sono

Universidade de Manchester recomenda ritual para rotina de sono

Com o objetivo de se chegar a um consenso de especialistas sobre uma definição de rotinas noturnas ideais e propor uma recomendação para os rituais de sono para crianças de 2 a 8 anos de idade, pesquisadores da Universidade de Manchester realizaram o estudo Defining and measuring bedtime routines in families with young children—A DELPHI process for reaching wider consensus, recentemente publicado no jornal Plos One

Os pesquisadores utilizaram o método DELPHI de quatro etapas, um importante instrumento de investigação. A primeira rodada envolveu uma reunião de grupo de especialistas o dia inteiro, onde uma definição preliminar das rotinas de sono e as atividades mais importantes na hora de dormir foram discutidas. As rodadas II, III e IV envolveram o fornecimento de feedback anonimizado em um questionário estruturado online enviado a especialistas que participaram do grupo inicial, bem como a outros profissionais com experiência relevante na área. Portanto, o DELPHI começou com um grupo de discussão de especialistas e continuou com 3 rodadas formais, durante as quais diferentes elementos da definição e medição das rotinas de sono foram refinados iterativamente. A medição proposta dos hábitos foi então validada em relação aos dados existentes após o final do DELPHI.

O estudo foi efetuado no período entre fevereiro e março de 2020 com 59 especialistas. Para todas as etapas do método DELPHI, os critérios de inclusão focaram, principalmente, na formação acadêmica e profissional. Os especialistas eram de diferentes áreas, incluindo psicologia, odontologia, medicina, saúde pública, política, educação, enfermagem, obstetrícia, agentes de saúde e sociologia. Para a primeira rodada, os convites foram direcionados a especialistas para comparecer pessoalmente a uma reunião de um dia inteiro. Ao final das quatro rodadas e com um nível de concordância consistente de 70%, foi alcançada uma definição holística das rotinas de sono para famílias com crianças de 2 a 8 anos. 

Dicas para uma boa rotina de sono:

O consenso concluiu que é importante ter uma rotina em vigor todas as noites. Uma boa rotina na hora de dormir pode promover a saúde, o desenvolvimento e o bem-estar da criança. De acordo com os pesquisadores, elas devem ser formadas em torno de um ambiente calmo e incluir diferentes atividades, como: 

  • Escovar os dentes antes de ir para a cama por 2 minutos, usando uma pasta de dente com flúor (para crianças menores de 7 anos, os pais devem escovar os dentes das crianças ativamente);
  • Evitar lanches e bebidas após escovar os dentes e geralmente limitar lanches e bebidas antes de dormir (água e leite sem sabor à parte);
  • Ler ou compartilhar um livro com as crianças ou simplesmente contar uma história antes de dormir;
  • Evitar atividades estimulantes e dispositivos eletrônicos, como televisão, telefones celulares, mesas e consoles de jogos;
  • Interagir com a criança com calma, praticando atividades relaxantes, como brincar juntos, acariciar, cantar e/ou tomar banho, mas não necessariamente todas as noites;
  • Todas essas atividades devem ocorrer uma hora antes da criança ir para a cama e devem ser bastante consistentes durante a semana e também durante o fim de semana;
  • Por fim, as crianças devem ir para a cama cedo o suficiente para permitir que durmam pelo tempo recomendado e apropriado para a idade, antes de se levantarem pela manhã. Isso deve ser feito todas as noites.

Da ampla gama de atividades na hora de dormir, os especialistas consideram a escovação de dentes como a mais importante a ser lembrada todas as noites. Isso porque existem fortes ligações entre práticas inadequadas de higiene oral e cáries dentárias em crianças e adultos. Em crianças, a cárie na primeira infância pode levar a uma maior ocorrência de doenças dentárias na vida adulta e, em alguns casos, a cárie infantil não tratada pode levar a extrações, causando problemas adicionais para crianças e pais. Além disso, tomar banho todas as noites antes de dormir pode ser uma prática comum para as famílias, mas os especialistas consideram que faz parte de um amplo leque de interações pais-filhos. 

Mensagem prática:

Observo que a grande maioria das crianças que apresentam dificuldades para dormir não faz uma rotina do sono ou a faz de forma irregular. A participação dos pais é extremamente importante, com a adoção de horários regulares para dormir, associações de sonos saudáveis, ambientes confortáveis e hábitos diurnos favoráveis.

Autor(a):  

Referência bibliográfica: 

  • Kitsaras G, Goodwin M, Allan J, Pretty IA. Defining and measuring bedtime routines in families with young children-A DELPHI process for reaching wider consensus. PLoS One. 2021 Feb 24;16(2):e0247490. doi: 10.1371/journal.pone.0247490. PMID: 33626107. 
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar