Leia mais:
Leia mais:
FDA concede registro definitivo à vacina da Pfizer contra a Covid-19
Linfoma Não Hodgkin: o que você precisa saber
FDA aprova o uso de casimersen para o tratamento da distrofia muscular de Duchenne
Aprovado medicamento para combater linfoma agressivo
Cuidados de enfermagem ao paciente em uso de ciclofosfamida

FDA alerta sobre risco de linfoma anaplásico em mulheres com silicone

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Food and Drugs Administration (FDA) emitiu no começo de fevereiro um alerta sobre a incidência de linfoma anaplásico de grandes células (BIA-ALCL) em mulheres com implantes de silicone. De acordo com o documento, a doença se prolifera a partir da cápsula fibrosa que se forma em torno da prótese.

Desde setembro de 2017 até o mesmo mês do ano passado, por exemplo, a agência reguladora recebeu 246 novos relatos de  linfoma anaplásico relacionado ao silicone. Quase 60% dos casos envolviam seroma e 30% inchaços mamários ou dor no seio. Também foram informadas nove mortes associadas à doença.

Leia mais: Linfoma Anaplásico de Grandes Células: associação com a implantes mamários é cada vez maior

Por este motivo, a FDA divulgou uma série de recomendações direcionadas a radiologistas, oncologistas, cirurgiões plásticos e estéticos, Médicos de Família, patologistas, enfermeiros, médicos de emergência, etc. Confira:

  • Antes de aplicar o implante, forneça ao paciente informações sobre o fabricante, inclusive o selo de patente, assim como outro material informativo sobre o material a ser implantado, e tenha certeza que os pacientes estão cientes dos prós e contras de diferentes tipos de silicone disponíveis.
  • Considere o diagnóstico de linfoma anaplásico de grandes células quando houver seroma mamário tardio. Em alguns casos, pacientes podem desenvolver massas adjacente ao implante. Se sua paciente apresentar suspeita de BIA-ALCL, reporte o caso a uma avaliação de uma equipe multidisciplinar.
  • Colete líquido do seroma e porções consideráveis da cápsula fibrosa e envie para teste a fim de excluir o diagnóstico de BIA-ALCL. A avaliação diagnóstica deve incluir análise citológica do fluido ou da massa por meio da Coloração de Wright e o teste de citometria de fluxo para cluster de diferenciação e marcadores da quinase do linfoma anaplásico.
  • Desenvolva um planejamento de tratamento individualizado em coordenação com a equipe multidisciplinar de apoio ao paciente. Leve em consideração os guidelines atuais para orientar sua prática médica.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar