FDA alerta sobre risco de linfoma anaplásico em mulheres com silicone

A (FDA) emitiu no começo de fevereiro um alerta sobre a incidência de linfoma anaplásico de grandes células em mulheres com silicone. Confira:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Food and Drugs Administration (FDA) emitiu no começo de fevereiro um alerta sobre a incidência de linfoma anaplásico de grandes células (BIA-ALCL) em mulheres com implantes de silicone. De acordo com o documento, a doença se prolifera a partir da cápsula fibrosa que se forma em torno da prótese.

Desde setembro de 2017 até o mesmo mês do ano passado, por exemplo, a agência reguladora recebeu 246 novos relatos de  linfoma anaplásico relacionado ao silicone. Quase 60% dos casos envolviam seroma e 30% inchaços mamários ou dor no seio. Também foram informadas nove mortes associadas à doença.

Leia mais: Linfoma Anaplásico de Grandes Células: associação com a implantes mamários é cada vez maior

Por este motivo, a FDA divulgou uma série de recomendações direcionadas a radiologistas, oncologistas, cirurgiões plásticos e estéticos, Médicos de Família, patologistas, enfermeiros, médicos de emergência, etc. Confira:

  • Antes de aplicar o implante, forneça ao paciente informações sobre o fabricante, inclusive o selo de patente, assim como outro material informativo sobre o material a ser implantado, e tenha certeza que os pacientes estão cientes dos prós e contras de diferentes tipos de silicone disponíveis.
  • Considere o diagnóstico de linfoma anaplásico de grandes células quando houver seroma mamário tardio. Em alguns casos, pacientes podem desenvolver massas adjacente ao implante. Se sua paciente apresentar suspeita de BIA-ALCL, reporte o caso a uma avaliação de uma equipe multidisciplinar.
  • Colete líquido do seroma e porções consideráveis da cápsula fibrosa e envie para teste a fim de excluir o diagnóstico de BIA-ALCL. A avaliação diagnóstica deve incluir análise citológica do fluido ou da massa por meio da Coloração de Wright e o teste de citometria de fluxo para cluster de diferenciação e marcadores da quinase do linfoma anaplásico.
  • Desenvolva um planejamento de tratamento individualizado em coordenação com a equipe multidisciplinar de apoio ao paciente. Leve em consideração os guidelines atuais para orientar sua prática médica.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades