Frustração é uma das palavras mais ligadas à profissão do médico

A pesquisa The Truth About Doctors, realizada pela McCann Health, revelou que a frustração é uma das palavras mais relacionadas à profissão do médico.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Falamos recentemente no Portal PEBMED sobre a síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento no trabalho. Sem dúvida, uma das profissões mais expostas ao distúrbio é a dos médicos. Na sexta passada (11) foi celebrado o Dia da Saúde Mental e o tipo de transtorno mais recorrente é a depressão; novamente, a classe médica é uma das mais acometidas. As duas doenças, que podem aparecer sozinhas ou em comorbidade, são os principais reflexos ou sintomas da insatisfação do médico, além, é claro, da desvalorização da profissão.

burnout na Medicina

Dados sobre a frustração com a profissão

A pesquisa The Truth About Doctors, realizada pela agência McCann Health em 2017, revelou que a frustração é uma das palavras mais relacionadas à prática médica ao redor do mundo. O estudo contou com quase 2 mil médicos provenientes de 16 países (Arábia Saudita, Alemanha, Índia, Itália, Espanha, Filipinas, Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, Suécia, Emirados Árabes, China, Japão, Coréia do Sul e Brasil) e concluiu que a realidade da profissão mostrou-se aquém das expectativas dos médicos em relação a quando estes profissionais estavam no início dos estudos.

Leia mais: Um olhar em meio ao caos: reflexão sobre a profissão do médico

Entre as dificuldades relatadas estão a relação médico-paciente, cada vez mais prejudicada pela quantidade em detrimento da qualidade. Tanto o sistema público quanto o privado forçam o médico a atender um número maior de pacientes, em decorrência das enormes filas nos hospitais públicos ou no congelamento do valor da consulta nos privados. Isso provoca uma queda na qualidade do atendimento, frustração com o sistema de saúde e sobrecarga para o médico.

Consequências

Segundo a diretora de estratégias da McCann Health da América do Norte, Hilary Gentile, os médicos se sentem limitados em sua habilidade de cuidar dos pacientes por causa do sistema comercial de saúde. O descontentamento com a profissão se reflete não só no trabalho como também na vida pessoal. Do total, 66% dos médicos relataram que sofrem distúrbios do sono (o Brasil está acima da média com 72%) e 58% disseram ter problemas no casamento.

Conforme publicamos recentemente, a classe médica é o quinto grupo profissional mais exposto à depressão e/ou outros distúrbios, como o estresse e a síndrome de Burnout, e 1 entre quatro estudantes de Medicina sofre com a depressão. A rotina estressante, o sistema de saúde precário, a desvalorização do profissional de saúde, entre outros fatores, contribuem cada vez mais que a insatisfação dos médicos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades