Leia mais:
Leia mais:
Caso clínico: Paciente de 70 anos com dor lancinante na perna
O início do tratamento anti-hipertensivo pode ter impacto na qualidade de vida?
Quiz: Mulher com lesões amareladas nas pálpebras. Qual o diagnóstico?
Renina e o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário
ESC 2021: qual é a meta pressórica ideal em pacientes hipertensos idosos?

Função cardiopulmonar no ciclo menstrual de mulheres na pré-menopausa com HAS

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sabemos que o ciclo menstrual da mulher é uma verdadeira revolução de interações hormonais. Hormônios interagindo entre si, hormônios ativando, inibindo ou apenas modulando outros, e ainda temos aqueles hormônios agindo em locais específicos e, de acordo com a idade da paciente, sendo capazes de levar a patologias como hipertensão arterial pulmonar e até câncer, assim é a ação do Estradiol na artéria pulmonar de mulheres na pré menopausa e menopausadas.

Até aqui não se tinha estudado as interações do ciclo menstrual nesse universo na mulher em idade reprodutiva.

Um trabalho publicado em setembro de 2020 no Annals of the American Thoracic Society conduziu um estudo observacional prospectivo com 8 mulheres com hipertensão arterial pulmonar e 20 controles saudáveis durante um ciclo menstrual para avaliar se as mudanças hormonais poderiam e o quanto influenciaram na função pulmonar.

Leia também: Uso de testosterona em mulheres: o que recomenda a nova diretriz?

Função cardiopulmonar no ciclo menstrual de mulheres na pré-menopausa com HAS

Três hipóteses foram testadas:

  1.  Níveis hormonais (principalmente estradiol elevado e diminuição de SDHEA) e as fases do ciclo menstrual estariam associados a prejuízo da função pulmonar
  2. O impacto do estradiol e do SDHEA associado a fase do ciclo menstrual podem ser mais expressivos nas pacientes com hipertensão arterial pulmonar.
  3. A relação entre os níveis hormonais e os desfechos clínicos deve ser mediada pelos níveis de estradiol.

Achados mais relevantes:

  • Mulheres com hipertensão arterial pulmonar tendem a ter estradiol mais alto e com menos variações de em sua concentração durante seu ciclo menstrual, comparadas com controles.
  • Os níveis de SDHEA nas mulheres foram menores que nos controles.

Pode-se ver o “paradoxo do estrogênio” na fase inicial com sua elevação maior e menor variação, mantendo-se elevado causando liberação de metabólitos oxidativos que pioram a função pulmonar nesses pacientes portadores de hipertensão pulmonar arterial. Será que o estrogênio não é tão protetor da mulher antes da menopausa?

Saiba mais: Mulheres com baixa libido: diagnóstico e potenciais benefícios da testosterona tópica

Este é o primeiro estudo a relacionar o ciclo menstrual na Hipertensão Arterial Pulmonar. Mulheres com HAP tinham e associações dinâmicas entre E2 e DHEA-S circulantes, fase menstrual e função cardiopulmonar em comparação com controles saudáveis. Associações conduzidas por E2 e DHEA-S com função coração-pulmão foram modificados por metabólitos E2 e monitorados com miRNA EV alterado transcrição em mulheres com HAP, sugerindo um papel crítico para esses hormônios na patogênese da Hipertensão Arterial Pulmonar.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Baird GL, et al. Insights from the Menstrual Cycle in Pulmonary Arterial Hypertension. Annals of the American Thoracic Society. 2020;18(2). doi: 1513/AnnalsATS.202006-671OC
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.