GASTROPED 2022: Doença inflamatória de início muito precoce ou proctocolite alérgica?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Diarreia e sangramento nas fezes são queixas frequentes nos atendimentos de gastroenterologia pediátrica, sendo a proctocolite alérgica, espectros de apresentação da alergia à proteína do leite de vaca (APLV), um dos primeiros diagnósticos levantados frente à tais queixas. No entanto, os diagnósticos diferenciais devem estar de stand by quando a resposta terapêutica instituída é insatisfatória.

Nos pacientes com diagnóstico inicial de proctocolite alérgica, a ausência de resposta à dieta de exclusão da proteína do leite de vaca, por meio da utilização de fórmula de aminoácidos ou extensamente hidrolisada, por exemplo, é indicativo direto de que diagnósticos diferenciais necessitam ser avaliados, dentre eles, a doença inflamatória de início muito precoce, que acometem pacientes menores de 6 anos de idade por definição.

O comprometimento do estado geral, do desenvolvimento pondero-estatural, achados do exame físico como palidez e acometimento perianal direcionam para a possibilidade diagnóstica de DII precoce.  Na grande maioria dos quadros de DIIP, há um predomínio de herança poligênica, mas nos pacientes com DII de início muito precoce, cerca de 30% podem apresentar um caráter monogênico,  atualmente denominados erros inatos da imunidade, como ressaltado pela palestrante Dra. Vera Lucia Sdepanian, no 18º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica, que acontece em Goiânia.

Diante desses quadros, sem resposta terapêutica para APLV ou para o diagnóstico inicialmente proposto e com grande impacto no estado geral do paciente, é mandatória a investigação com os exames laboratoriais, colonoscópico e endoscópico, visando a conclusão diagnóstica  individualizada.

GASTROPED 2022 Doença inflamatória de início muito precoce ou proctocolite alérgica

Alguns sinais de alarme na DII de início muito precoce:

  • Idade <  6 anos;
  • História familiar;
  • Sexo masculino;
  • Consanguinidade;
  • Infecções recorrentes;
  • Doença perianal;
  • Ausência de resposta a terapia tradicional;
  • Lesões dermatológicas;
  • Artrite.

Para a Investigação da DII de início precoce, destacam-se a solicitação dos seguintes exames:

  • Hemograma;
  • Imunoglobulinas totais;
  • Subclasses de IgG;
  • Quantificação linfócitos T;
  • Quantificação de linfócitos B;
  • Solicitar PPD;
  • Avaliar resposta de anticorpos (Ex: sarampo, rubéola,  pneumococo);
  • Dihidrorodamina (DHR);
  • Complemento total, complemento sérico;
  • Estudo genético — recomendado para todos com doença < 6 anos.

Por fim, os diagnósticos diferenciais devem ser avaliados para todos os pacientes com diagnóstico de proctocolite alérgica sem resposta ao tratamento com fórmula extensamente hidrolisada ou de aminoácidos, e dentre eles a investigação para DII de início muito precoce deve ser aventada, quando o paciente tem importante comprometimento do estado geral associado aos sinais de alarme supracitados. A investigação extensa e envolvendo outras subespecialidades pediátricas, como a imunologia, fazem parte do cuidado dos pacientes com tal condição.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Curso de doenças inflamatórias intestinais — 18º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica, palestrante Dra. Vera Lucia Sdepanian — Considerações sobre a doença de início muito precoce e interface com outras doenças, quais as ferramentas diagnósticas?  
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.