Leia mais:
Leia mais:
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Nutrologia médica: a importância de relembrar o conceito

GASTROPED 2022: Teste de provocação oral para FPIES – experiência de um serviço de referência

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um dos espectros de apresentação da alergia alimentar não-IgE mediada é a síndrome da enterocolite induzida por proteínas alimentar (FPIES), uma doença com potencial de gravidade caracterizada em sua forma clássica por sinais e sintomas desencadeados após à ingestão alimentar, com destaque para a proteína do leite de vaca. Outros alimentos como arroz, soja e aveia também estão envolvidos na gênese dos sinais e sintomas desta condição.

fpies

FPIES

A FPIES pode ser classificada como aguda ou crônica, típica ou atípica, no entanto, aqui vamos no ater a descrição dos sinais e sintomas de FPIES aguda. Neste fenótipo, os pacientes podem apresentar os seguintes sinais e sintomas:

  • Vômitos nas primeiras quatro horas;
  • Diarreia aquosa entre cinco a dez horas após o início dos sintomas;
  • Hipotermia;
  • Letargia;
  • Hipotonia;
  • Palidez;
  • Desidratação;
  • Choque;
  • Hipotensão nas primeiras duas horas – em cerca de 15 a 20% dos pacientes.

Nessa condição, os sintomas têm duração média de 24 horas, ficando o paciente assintomático entre os períodos de crise com a reprodutibilidade dos sintomas quando o paciente é exposto ao alimento alergênico causador do sintoma reforça o diagnóstico. A palestrante Dra. Elisa de Carvalho, do Hospital da Criança de Brasília, compartilhou no 18° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica, como é realizado em seu serviço o teste de provocação oral (TPO),  método padrão-ouro, para o diagnóstico e avaliação de tolerância nos pacientes com FPIES.  Segue:

  • Preparo pré-teste: Coleta de hemograma;
  • Aferição de sinais vitais;
  • Oferta do alérgeno:  0,3g/kg dividido em três fases, com intervalos de 30 minutos entre cada fase;
  • Tempo de observação mínimo de quatro horas.

Apesar da possibilidade de gravidade no TPO de tais pacientes, a confirmação diagnóstica é fundamental para que a exclusão inadvertida de alimentos não seja realizada, repercutindo em uma potencial seletividade alimentar e/ou deficiência nutricional. Desta forma, a realização do TPO em ambiente hospitalar, controlado, sob supervisão médica e com suporte para o paciente é imprescindível para segurança na execução do teste e para o cuidado integral ao paciente.

Por fim, os diagnósticos diferenciais para os pacientes com TPO negativo devem ser avaliados, com destaque para os erros inatos do metabolismo, sepse, refluxo gastroesofágico grave e outras enteropatias.

 

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# 18o Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica, palestrante Dra. Elisa de Carvalho - FPIES.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.