GASTROPED 2022: panorama da doença inflamatória intestinal pediátrica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A doença inflamatória intestinal pediátrica (DIIP) é uma condição de caráter crônico, autoimune e recidivante com potencial de acometimento de todo o trato gastrointestinal. Podendo ser dividida em doença de Crohn (DC), retocolite ulcerativa (RCU) ou colite indeterminada (CI), como resultado de fatores imunológicos, genéticos, ambientais, do microbioma, do metaboloma, dentre outros.

A palestra da Dra. Vanessa Scheeffer, de Porto Alegre, abriu o curso pré-congresso de doença inflamatória intestinal (DII) do 18 Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica, que acontece em Goiânia entre os dias 6 e 12 de abril.

Durante a apresentação, teve destaque a história da evolução da DII, desde a sua primeira descrição em 1859 e passando pelo panorama atual de aumento da incidência e prevalência na população pediátrica, reforçando a maior prevalência entre 10 e 17 anos, com predomínio de DC.

médico consultando criança com doença inflamatória intestinal pediátrica

Como realizar a prevenção da DII nos pacientes pediátricos?

A manutenção de um hábito de vida saudável e uma atenção maior para a alimentação dos pacientes foi um ponto de discussão importante como estratégia de prevenção da DIIP. Alimentos classificados como pró-inflamatórios (multiprocessados, excesso de gorduras em seus preparos) são tidos como fator de risco para o desenvolvimento da doença, sendo as evidências direcionadas fortemente para a DC.

Uma coorte apresentada por Chun-Han Lo et al, publicada em 2020, e citada durante a explanação, reforçou a relação entre dieta pró-inflamatória e desfechos negativos relacionados a DIIP.

Uma outra preocupação pertinente à assistência dos pacientes com DIIP são os desfechos cirúrgicos negativos, visto que em pediátrica há um espectro de apresentação de maior gravidade podendo resultar em manejo cirúrgico devido o não controle da doença. Diante disso, fatores de risco foram reconhecidos, veja:

Fatores que levam à risco cirúrgico:

  • Idade > 13 anos;
  • Doença de apresentação ileal (que costuma apresentar caráter mais invasivo)
  • Pacientes com atraso do crescimento ao diagnóstico

Apesar da baixa prevalência, o risco de câncer é sim outra preocupação inerente ao cuidado do paciente do DIIP. Nos pacientes sem doença em remissão, com constante processo inflamatório não controlado, a presença de disbiose e o uso de medicações como as tiopurinas e os anti-TNF são fatores de risco para câncer em tais pacientes e devem ser a base de ação para a prevenção desse desfecho.

Leia também: Diagnóstico simultâneo de esofagite eosinofílica e doença inflamatória intestinal em pediatria

Afinal, o que esperar do futuro das DIIP?

Pesquisadores pediátricos têm sido pioneiros na atuação e em estudos sobre o impacto da alimentação da DIIP. Um dos destaques relatados pela palestrante com expertise na área, foi a crescente utilização de dieta de carboidratos específicos e a dieta de exclusão nos pacientes com DC, temas que serão discutidos com mais profundidade no decorrer do congresso.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Curso de doenças inflamatórias intestinais - 18 Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica, palestrante Dra. Vanessa Adriana Scheeffer - Panorama da DII pediátrica - de onde viemos e para onde vamos?
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.