Gesso ou órtese para o tratamento das fraturas do tornozelo?

As fraturas do tornozelo representam cerca de 10% de todas as fraturas e são a segunda fratura mais comum do membro inferior.

O tratamento das fraturas de tornozelo frequentemente envolve a necessidade do uso de imobilizações para o tornozelo, podendo ser utilizadas as tradicionais imobilizações gessadas circulares ou órteses removíveis.

Leia também: Quais os fatores de risco para tromboembolismo venoso após fraturas de tornozelo?

Gesso ou órtese para o tratamento das fraturas do tornozelo?

Novo estudo

Um recente estudo foi elaborado com o objetivo de comparar os desfechos a longo prazo de pacientes com fraturas agudas do tornozelo operadas ou não, tratados com órtese removível (órtese removível de ângulo fixo) ou imobilização com gesso.

Métodos

Trata-se de um ensaio clínico randomizado multicêntrico que comparou adultos com fratura aguda de tornozelo. Um total de 669 participantes foram incluídos no estudo: 334 foram alocados no grupo de imobilização gessada e e 335 no de brace removível. A média de idade foi de 46 anos (desvio padrão (DP) 17) e 57% eram do sexo feminino (n = 381). Os coletados incluíram a análise da função do tornozelo, qualidade de vida e complicações das fraturas. O escore de tornozelo de Olerud-Molander (OMAS) foi o desfecho primário utilizado para medir a função do tornozelo dos participantes. O desfecho primário foi avaliado em 16 semanas, com seguimento a longo por um período de dois anos.

Resultados

Um total de 436 pacientes (65%) completaram o acompanhamento de dois anos. A diferença média no OMAS em dois anos foi de -0,3 pontos favoráveis ao gesso (intervalo de confiança de 95% de -3,9 a 3,4), não indicando nenhuma diferença estatisticamente significativa entre as imobilizações adotadas. Não houve evidência de diferenças na qualidade de vida dos pacientes (medida usando o questionário EuroQol de cinco dimensões e cinco níveis) ou no Índice de Classificação de Incapacidade.

Saiba mais: Quais são os resultados das cirurgias para tratamento de falhas de artroplastias de tornozelo?

Conclusão e mensagem prática

Este estudo sugere que uma órtese removível é uma alternativa eficaz à imobilização tradicional com gesso para pacientes com fratura de tornozelo. Os pacientes tratados com órtese removível obtiveram resultados semelhantes aos dos que utilizaram gesso nos primeiros dois anos após a lesão.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Haque A, Parsons H, Parsons N, Costa ML, Redmond AC, Mason J, Nwankwo H, Kearney RS; the AIR Trial collaborators. Use of cast immobilization versus removable brace in adults with an ankle fracture: two-year follow-up of a multicentre randomized controlled trial. Bone Joint J. 2023 Mar 15;105-B(4):382-388. DOI: 10.1302/0301-620X.105B4.BJJ-2022-0602.R3.

Especialidades