Leia mais:
Leia mais:
Histerectomia minimamente invasiva ou aberta nas pacientes com alto risco de câncer de endométrio?
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19

Histerectomia minimamente invasiva ou aberta nas pacientes com alto risco de câncer de endométrio?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

É evidente que a histerectomia minimamente invasiva, seja laparoscópica ou via vaginal, é uma técnica superior a histerectomia aberta. Afinal, temos uma menor chance de complicações pós-operatórias, se utilizada a técnica adequada. Porém, em caso de alto risco de câncer de endométrio, a técnica minimamente invasiva também é segura e mais indicada?

Leia também: Câncer cervical: qual é o melhor método para realizar a histerectomia?

Histerectomia minimamente invasiva ou aberta nas pacientes com alto risco de câncer de endométrio

Estudo recente

Em dezembro de 2021 foi publicado um estudo multicêntrico de propensão combinada com objetivo de responder à pergunta acima.  Comparando sobreviventes livres da doença após a realização de histerectomia minimamente invasiva e histerectomia aberta, em pacientes com alto risco de câncer de endométrio.

Das 626 pacientes elegíveis para a pesquisa, 263 (42%) foram submetidas à cirurgia minimamente invasiva e 363 (58%) à cirurgia aberta. Na coorte pareada, não houve diferença nas taxas de sobrevida livre de doença em 5 anos entre a cirurgia aberta e a cirurgia minimamente invasiva. Além disso, a cirurgia minimamente invasiva não foi associada à pior sobrevida livre de doença ou taxa de recorrência em comparação com a cirurgia aberta. Outra dúvida importante que foi esclarecida, foi em relação ao uso de manipulador uterino. Este não foi associado a pior sobrevida livre de doença ou taxa de recorrência do câncer endometrial.

Saiba mais: Devemos realizar ooforectomia bilateral durante a histerectomia por doença benigna?

Conclusão

Os autores, do artigo em questão, concluíram que não houve diferença nos resultados oncológicos comparando a cirurgia minimamente invasiva e aberta entre pacientes com câncer endometrial de alto risco. Por isso, podemos indicar a via minimamente invasiva para esse tipo de paciente. Afinal, os benefícios dessa técnica é superior a técnica aberta. Visto que diminui tempo de internação, diminui complicações pós-operatórias e proporciona um retorno às atividades habituais mais cedo quando comparada a via abdominal aberta.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Segarra-Vidal B, Dinoi G, Zorrilla-Vaca A, Mariani A, Student V, Garcia NA, Llueca AA, Ramirez PT. Minimally Invasive Compared With Open Hysterectomy in High-Risk Endometrial Cancer, Obstetrics & Gynecology. Obstet Gynecol. 2021 Dec 1;138(6):828-837.
    doi: 10.1097/AOG.0000000000004606.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.