HPV: a importância da identificação precoce

HPV é uma doença viral que acomete pele e mucosas, podendo ocasionar lesões verrucosas e demais lesões que podem evoluir para câncer.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O HPV refere-se a uma doença viral que acomete pele e mucosas, podendo ocasionar lesões verrucosas e demais lesões que podem evoluir para câncer, a exemplo dos cânceres de colo do útero, garganta ou ânus. O nome se dá pela abreviação da sigla Papiloma Vírus Humano e cada modalidade de HPV pode levar ao desenvolvimento de lesões em locais variados do corpo.

Existe uma forte relação entre o HPV e o câncer de útero, enquanto para com os demais tipos de câncer, já não há essa relação.

Vacina contra HPV reduz em 89% a incidência de câncer do colo do útero

ilustração de HPV

HPV

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) calcula-se que o câncer de colo do útero seja o terceiro tipo de neoplasia (maligna) mais comum entre as mulheres brasileiras, com cerca de 20 mil casos novos e 4 mil óbitos a cada ano. Sendo este tipo de câncer o maior responsável pela morte de mulheres na região norte do país, o segundo no nordeste e o terceiro nas demais regiões, um dado muito preocupante.

O HPV é uma doença contagiosa cuja transmissão se dá pelo contato da pele, sendo o contato sexual o mais comum, por isso é considerada uma DST; raramente pode ser transmitido por objetos.

Dos 200 tipos de HPV que existem, já se identificou e sequenciou geneticamente pelo menos 150 deles. Dentre eles, apenas 14 tipos podem causar as lesões que são consideradas precursoras de câncer. Aproximadamente 70% dessas lesões são causadas pelos HPVs tipo 16 e 18, enquanto o HPV 31, 33, 45 e outros tipos menos comuns são encontradas nos casos restantes.

Conheça o aplicativo Nursebook, especialmente para enfermeiros! Já disponível no Android, baixe agora!

Sinais e sintomas do HPV

  • Lesões verrucosas em região genital ou pênis, introito vaginal ou uretral, ou colo do útero;
  • Lesões verrucosas em região de ânus, garganta, boca, pés e mãos.

Mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do HPV do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas e além da identificação diagnóstica precoce através do exame Papanicolau, é fundamental que ações de prevenção contra o desenvolvimento do câncer uterino sejam constantemente implementadas.

Ações educativas e de conscientização com relação à doença e seu caráter muitas vezes silencioso, assim como o tratamento das lesões ainda na sua fase inicial (antes de invadirem o colo do útero) são indispensáveis para o controle e prevenção da doença e seu agravamento. Viabilizando assim, tratamentos mais acessíveis e maior perspectiva de cura.

Estima-se que com o rastreamento e tratamento precoce é possível reduzir em 80% o risco de morte por câncer de útero em mulheres entre 25 e 60 anos, através do exame Papanicolau e exames de maior tecnologia como a colposcopia que possibilita melhor visualização do colo uterino.

Referências:

  • Medrado, Kelly Silva; De Oliveira Santos, Mônica; De Moraes Filho, Aroldo Vieira. Papiloma Vírus Humano (Hpv): Revisão Bibliográfica. Saúde & Ciência Em Ação, P. 52-63, 2017.
  • Neri, Claudia; Andrade, Aline Gomes; Silva, Layla Alves. Hpv X Câncer De Colo Do Útero: O Conhecimento Das Mulheres Na Região Central De Um Munícipio Referência Da Região De Saúde Ilha Do Bananal-To. Amazônia: Science & Health, P. 70-78, 2019.
  • Dias, Isadora Clarissa Cordeiro Et Al. Câncer De Colo Do Útero, Genotipagem Do Papiloma Vírus Humano (Hpv) Em Mulheres Quilombolas De Um Município Brasileiro: Aceitabilidade Da Vacina. Cadernos De Pesquisa, P. 159-169, 2014.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades