IM/ACP 2021: rastreio de câncer colorretal e efeitos do kiwi para constipação

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estivemos juntos nos últimos dias realizando a cobertura do Internal Medicine Meeting da American College of Physicians (IM/ACP 2021), que, devido às limitações da pandemia, foi em formato virtual. No último dia de congresso, a Amy S. Oxentenko da Mayo Clinic fez um levantamento das principais atualizações em gastroenterologia para o clínico.

Neste post, traremos os dois artigos que foram destaque na palestra: um sobre rastreio do câncer colorretal e outro sobre efeitos do kiwi para constipação.

fruta kiwi pode ajudar na constipação intestinal

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Mudanças no rastreio de câncer colorretal

Um dos destaques da palestra foram as mudanças no rastreio do câncer de colorretal (CCR) em 2021. A última atualização do guideline do American College of Gastroenterolgy para o tema havia ocorrido em 2009 e a literatura tem sofrido muitas atualizações desde então.

As recomendações em destaque foram:

  • Recomenda-se a triagem de CCR em indivíduos de risco médio entre as idades de 50 e 75 anos para reduzir a incidência de adenoma avançado, CCR e mortalidade por CCR. (Forte recomendação; evidência de qualidade moderada)
  • Sugere-se o rastreamento do CCR em indivíduos de risco médio entre 45 e 49 anos para reduzir a incidência de adenoma avançado, CCR e mortalidade por CCR. (Recomendação condicional; evidência de qualidade muito baixa).
  • Recomenda-se colonoscopia e Exame imunoquímico fecal (FIT) como as modalidades de triagem primária para triagem CCR. (Forte recomendação; evidência de baixa qualidade).
  • Sugere-se considerar os seguintes testes de triagem para indivíduos que não podem ou não querem se submeter à colonoscopia ou FIT: sigmoidoscopia flexível, mt-sDNA (multitarget stool DNA), colonografia por TC ou cápsula do cólon. (Recomendação condicional; evidência de qualidade muito baixa)

Kiwi para constipação: funciona?

O último tópico relevante apresentado pela autora falava sobre o uso do kiwi para constipação crônica. Foi discutido o artigo “Randomized, Comparative Effectiveness Trial of Green Kiwifruit, Psyllium, or Prunes in U.S. Patients with Chronic Constipation” do American Journal of Gastroenterolology.

Sabe-se que é comum os pacientes constipados buscarem terapias naturais, o que desperta interesse em saber se elas realmente funcionam. Participaram do estudo 79 pacientes que foram randomizados em 3 grupos de terapias naturais: kiwi (2 por dia); ameixas (100g/dia); psyllium (12g/dia)

No estudo, foi observado que kiwi, psyllium e ameixas melhoraram os movimentos intestinais em pacientes constipados. A sensação de inchaço e dor melhoraram com kiwi e os pacientes deste grupo relataram menos efeitos colaterais e insatisfação. Parece que um kiwi (ou dois) por dia pode ser uma boa opção para a constipação.

Mensagem prática

  1. As recomendações do ACG para o rastreio de câncer colorretal foram atualizadas. Recomenda-se a triagem de CCR em indivíduos de risco médio entre as idades de 50 e 75 anos e sugere-se benefícios do rastreamento a partir de 45 anos.
  2. Nos pacientes com constipação crônica, o kiwi pode ser um aliado na prescrição.

Veja mais do congresso:

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar