Clínica Médica

IM/ACP 2021: telemedicina e estratégias para o exame físico

Tempo de leitura: 3 min.

Começou o Internal Medicine Meeting da American College of Physicians (IM/ACP 2021), um dos maiores encontros de Medicina Interna da atualidade. Este ano, devido à pandemia, o formato do foi virtual. Um dos primeiros temas abordados foi a telemedicina, assunto em alta em tempos de distanciamento social.

Na palestra da médica Romela Petrosyan, foram abordadas estratégias para o exame físico à distância. Neste post, traremos os principais insights.

Telemedicina

No início da palestra, Romela nos lembrou das vantagens e limitações da telemedicina. Um panorama importante para refletirmos e entendermos as expectativas que podemos criar com relação às consultas virtuais.

Dentre as limitações foram citadas: habilidade do paciente em manusear a plataforma, exame limitado pela qualidade da imagem/vídeo, impossibilidade de auscultar sem ter tecnologia avançada, falta de acesso à tecnologia.

Já nas vantagens, ela ressaltou conexão com o paciente em uma perspectiva diferente; aumento na frequência de visitas; redução de tempo em viagens, faltas no trabalho, etc; conveniência e flexibilidade.

No exame físico, foi proposta a abordagem em 12 sistemas, sendo cinco ressaltados (em negrito):

  1. Constitucional (sinais vitais, aparência): Neste tópico, vale verificar se o paciente tem em casa algum dispositivo que possa auxiliar (oxímetro, aparelho de pressão, termômetro). Pode-se avaliar pulso, frequência respiratória, temperatura, peso, saturação, acuidade visual. Além de ser possível observar o estado geral do paciente (está alerta? Fácies de dor?) e observar o ambiente em que ele vive. Algumas manobras podem ser ensinadas durante a consulta, o exemplo dado pela palestrante foi a palpação de seios nasais.
  2. Olhos.
  3. Ouvido, nariz, boca, garganta.
  4. Cardiovascular: observar o pescoço e avaliar turgência jugular; com ajuda de um acompanhante, pode-se avaliar perfusão capilar; na avaliação das extremidades, é possível ver edemas.
  5. Respiratório: pode-se observar esforço respiratório, frequência respiratória, batimento de asa de nariz, uso de musculatura acessória, presença de tosse/ secreção; prolongamento da fase expiratória.
  6. Abdominal: se possível, um acompanhante pode ajudar no exame com paciente em decúbito dorsal. Pode-se observar distensão, dor à palpação, expressões faciais e sinais de irritação peritoneal.
  7. Genitourinário.
  8. Musculoesquelético.
  9. Pele: procurar sinais de trauma, petéquias, rash, etc. Pedir ajuda ao acompanhante para acessar com a câmera os locais de exame, como escalpe, pernas, dorso.
  10. Neurológico.
  11. Psiquiátrico.
  12. Imunológico/linfático.

Leia também: Telemedicina como um “EPI digital”

Mensagem prática

  1. A telemedicina é uma ferramenta importante na atualidade, sendo possível acessar muitas informações pelo exame físico à distância.
  2. É importante instruir o paciente sobre como será realizada a consulta previamente.
  3. Vale a pena envolver o acompanhante no exame físico, além de demonstrar na prática como realizar as manobras e exames.

Veja mais do congresso:

Referências bibliográficas:

  • ACP meeting 2021 Palestra: Telemedicine Physical Exam Clinical Skills realizada por Romela Petrosyan em 29 de abril 2021.
Compartilhar
Publicado por
Dayanna de Oliveira Quintanilha

Posts recentes

Diazepam intrarretal após cirurgias de reconstrução pélvica

Foi publicado um estudo com a finalidade então de avaliar o uso de diazepam supositórios…

6 horas atrás

Governo Federal sanciona lei que cria bula digital e muda sistema de rastrear medicamentos

O Governo Federal sancionou a lei que obriga todo medicamento comercializado no Brasil a ter…

1 dia atrás

Modelo de reconhecimento de caligrafia para detectar doença de Parkinson é desenvolvido por adolescentes americanos

Foi publicado um estudo sobre o aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos…

2 dias atrás

Highlights do ATS 2022 [podcast]

Confira os destaques do ATS 2022, um dos maiores encontros em pneumologia, cirurgia torácica e…

2 dias atrás

PEBMED e ILAS: terapia antimicrobiana na sepse [podcast]

Neste episódio, saiba mais sobre a terapia antimicrobiana na sepse. Confira!

2 dias atrás

Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador

Convidamos a Enfermeira Mestre Fernanda Pautasso para bater um papo super interessante sobre enfermeiro navegador.

2 dias atrás