Leia mais:
Leia mais:
Guideline para tratamento da endometriose associada a infertilidade
Avaliação da recorrência e taxa de fertilidade após salpingostomia em pacientes com gravidez ectópica tubária
A vacinação contra o SARS-CoV-2 e o mito da infertilidade
Linfoma de Hodgkin e infertilidade: existe relação?
Adenomiose e infertilidade

Infertilidade feminina está associada ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A literatura vem demonstrando a associação de fatores relacionadas à saúde reprodutiva ao risco aumentado de doenças cardiovasculares. Dentre esses fatores, inclui-se a infertilidade, que afeta mais de 14% das mulheres americanas.

Um estudo anterior em mulheres do estudo Women´s Health Initiative (WHI) havia mostrado a associação entre menopausa precoce e nuliparidade à insuficiência cardíaca (IC) e insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP), respectivamente. Entretanto, até o momento não havia estudos que demonstrasse a associação de infertilidade com IC e seus subtipos.

Apoiado nesses dados, foi publicado em abril de 2022, no Journal of the American College of Cardiology, um artigo, cujo objetivo foi investigar a associação de infertilidade feminina à insuficiência cardíaca (IC).

Infertilidade feminina está associada ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca

Métodos

O estudo WHI, foi um estudo americano de coorte prospectivo e multicêntrico que recrutou 161.808 mulheres no período pós-menopausa entre os anos de 1993 e 1998. O estudo em questão foi realizado com 38.528 mulheres desse estudo.

Essas mulheres entrevistadas, submetidas a exame físico e coleta de medidas antropométricas e então seguidas com histórico médico 2 vezes ao ano, por 20 anos.

Durante a entrevista foi considerado histórico de infertilidade como a tentativa de engravidar por um ou mais anos, sem sucesso e independente da causa. Além dos dados sobre infertilidade, foram coletados dados sobre fatores relacionados a infertilidade (menopausa precoce, irregularidade menstrual, circunferência da cintura, doenças da tireoide) e sobre os fatores de risco cardiovasculares convencionais (hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade, tabagismo, dislipidemia).

O desfecho primário do estudo foi a incidência de IC e os desfechos secundários foram seus subtipos ICFEP e insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER).

Leia também: Adenomiose e infertilidade

Resultados

De 38.528 mulheres incluídas para análise, 5.399 (14%) relataram histórico de infertilidade. Entre 8 e 20 anos de seguimento, 2.373 mulheres apresentaram IC, incluindo 807 casos de ICFER e 1.133 casos de ICFEP.

Mulheres com o histórico de infertilidade tiveram um risco aumentado de quase 20% a mais de desenvolver IC, quando comparadas com mulheres sem infertilidade (RR: 1,16; IC95%: 1,04-1,30). Quando examinado os subtipos de IC, os autores encontraram que a infertilidade estava associada ao risco futuro de ICFEP (RR: 1,27; IC95%: 1,09-1,48), mas não de ICFEP (RR: 0,97; IC95%I: 0,80-1,18;).

Essa associação de infertilidade com IC e ICFEP manteve-se em todas as análises estatísticas, mesmo após ajustes com as demais covariáveis.

Discussão e mensagens práticas

A infertilidade feminina está associada a um risco aumentado de IC, especificamente de ICFEP, e essa associação não é explicada por fatores de risco cardiovasculares convencionais, doenças ou outras condições.

O paradigma atual de desenvolvimento de ICFEP propõe que as comorbidades cardiometabólicas induzem um estado pró-inflamatório que contribui para as alterações estruturais e funcionais do miocárdio. Esse estado pró-inflamatório pode ser piorado por concentrações baixas de estradiol, o que acontece em alguns casos de infertilidade e pode ajudar a entender sua associação com IC.

Saiba mais: ACC 2022: novo guideline de insuficiência cardíaca

O estudo apresentado abre caminho para maiores investigações que possam analisar melhor e tentar entender as razões da associação de infertilidade com IC. Assim como reforça que, identificar fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, permite estabelecer medidas preventivas e nortear ações práticas profissionais e de políticas públicas.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Lau ES, Wang D, Roberts M, Taylor CN, Murugappan G, Shadyab AH, Schnatz PF, Farland LV, Wood MJ, Scott NS, Eaton CB, Ho JE. Infertility and Risk of Heart Failure in the Women's Health Initiative. J Am Coll Cardiol. 2022 Apr 26;79(16):1594-1603. doi: 10.1016/j.jacc.2022.02.020.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.