Leia mais:
Leia mais:
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho
Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção
Tripla infecção: é possível ter covid-19, gripe e dengue ao mesmo tempo?
HPV: menos de 4 entre 10 meninos tomam duas doses da vacina no Brasil
Semana de Vacinação das Américas no ano da covid-19

ACC 2022: vacinação contra influenza e insuficiência cardíaca

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O estudo IVVE, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) avaliou os benefícios da vacinação para influenza em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) sintomáticos, ao longo de três anos, com vacinação anual.

paciente com ic sendo vacinado contra influenza

Vacinação contra influenza e IC

O desenho foi um ensaio clínico randomizado e duplo cego, com grupo controle que recebeu placebo. O desfecho primário foi o risco de eventos cardiovasculares (MACE), como morte, AVC ou IAM. A ideia é que a vacina, ao prevenir descompensação por infecções respiratórias, melhoraria a saúde cardiovascular.

Foram cerca de 5 mil pacientes, com idade média 57 anos, 50% mulheres, 55% com FE < 40% e maioria em classe NYHA 2 (70%). A análise do risco de MACE como “primeiro evento” não mostrou diferença entre os grupos, porém nos desfechos secundários houve redução no risco de pneumonia e hospitalização (17%). Quando analisados apenas os eventos durante o inverno (“temporada de influenza”), houve redução significativa de 21% no risco de morte no grupo que recebeu a vacina.

Mensagem prática

A vacinação para influenza traz benefícios para pacientes de grupos de risco, como os cardiopatas, e a magnitude deste benefício é maior nos meses com maior circulação do vírus. No Brasil, faz parte do calendário anual dos adultos e devemos incentivar nossos pacientes a colocá-lo em dia!

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Presented by Dr. Mark Loeb at the American College of Cardiology Annual Scientific Session (ACC 2022), Washington, DC, April 3, 2022. https://www.acc.org/Latest-in-Cardiology/Clinical-Trials/2022/04/02/15/50/IVVE  
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.