Leia mais:
Leia mais:
Efetividade das intervenções dietéticas no tratamento da endometriose
IM/ACP 2022: comida pode ser um remédio?
Associação entre dieta e atividade física pré-natais, ganho de peso e o impacto na gestação
Prevenção de Violência na Primeira Infância [Podcast Papo de Enfermeiro #03, partes I e II ]
Dietas: qual tem mais mortalidade por doenças cardiovasculares?

ACC 2022: como engajar os pacientes na dieta DASH? – estudo SUPERWIN

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As mudanças em hábitos alimentares são comprovadamente eficazes na prevenção da doença cardiovascular, como mostram estudos, por exemplo, com dieta do mediterrâneo. O grande problema é como implantar tais hábitos no dia a dia dos pacientes. O estudo SUPERWIN, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022), avaliou um sistema baseado em ações locais e comunicação por internet/celular para engajar os pacientes em uma alimentação saudável.

dieta dash para prevenção cardiovascular

Dieta DASH

Foram incluídos pacientes com 21 a 75 anos e pelo menos um fator de risco cardiovascular. A dieta orientada foi a DASH. Os pacientes receberam orientação nutricional, avaliação médica e foram orientados a só fazer compras presencialmente em supermercados acompanhados de um profissional que orientava os melhores alimentos e opções (“estratégia 1”). Numa segunda fase, o mesmo foi feito com compras online (“estratégia 2”). O desfecho avaliado foi o “DASH Score”, que avalia a adesão à dieta numa escala de 0 a 90.

A amostra contou com 247 participantes, divididos em grupo controle (apenas as consultas), estratégia 1 e estratégia 2. A idade média foi 56 anos, 68-70% mulheres, 5-10% com doença cardiovascular e uma PA em torno de 130/85 mmHg. Os resultados mostraram um aumento na adesão à dieta DASH nos primeiros 3 meses em 5,8 pontos no grupo controle, 8,6 na estratégia 1 e 12,4 na estratégia 2, com diferença significativa. A diferença na PA e no IMC não foi estatisticamente significativa.

Mensagem prática

O objetivo aqui não foi mostrar a eficácia da dieta DASH, pois isso está bem estabelecido, mas sim um método inovador para implementá-la no dia a dia.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#SUPERWIN trial. Presented at American College of Cardiology Annual Scientific Sessions 2022. https://www.acc.org/Latest-in-Cardiology/Articles/2022/04/02/13/22/Sun-8am-SuperWIN-acc-2022
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.