ACC 2022: alirocumab + estatina em pacientes com IAM – PACMAN-AMI trial

O objetivo do trial PACMAN-AMI, do ACC 2022, foi avaliar se alirocumab + estatina apresenta benefícios adicionais em pacientes com IAM.

O alirocumab é um dos inibidores da PCSK9, classe que tem mostrado ótimo efeito na redução do LDL e na prevenção de desfechos cardiovasculares. O objetivo do estudo PACMAN-AMI, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) e publicado simultaneamente no JAMA, foi avaliar se a droga, associada a uma estatina de alta potência, apresenta benefícios adicionais num grupo de pacientes com placas ateroscleróticas instáveis: aqueles com IAM.

médico receitando alirocumab

Alirocumab + estatina em pacientes com IAM

O desfecho monitorado aqui foi “intermediário”, isto é, não avaliou mortalidade ou hospitalização, mas sim o efeito nas características da placa aterosclerótica nas artérias “não culpadas” no IAM. O critério de inclusão deveria ser um IAM com lesão culpada tratada que apresentasse, de modo concomitante, ao menos duas lesões ateroscleróticas de 20-50% em vasos “não culpados” pelo IAM. A estatina utilizada no estudo foi a rosuvastatina 20 mg e o acompanhamento por 52 semanas.

Foram incluídos 300 pacientes, com idade média 58 anos, 16-21% mulheres e 8-12% de diabéticos. A redução do colesterol LDL foi maior no grupo de intervenção (chegou a 23 mg/dL versus 74 mg/dL no controle). Em todos os métodos analisados, a adição do alirocumab mostrou maior redução do conteúdo lipídico/inflamatório das placas quando o inibidor PCSK9 foi associado à estatina. O principal evento adverso foi reação no local de injeção e reações alérgicas inespecíficas (3%).

Mensagem prática

A classe dos inibidores do PCSK9 vem mostrando que, assim como as estatinas, são capazes não só de reduzir o LDL, como também regressão de placa aterosclerótica, o que reforça resultados de outros estudos nos quais houve melhora no risco cardiovascular. O problema está em torná-los com administração mais fácil (hoje são todos injetáveis) e o custo, que ainda é muito alto.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Räber L, et al. Effect of Alirocumab Added to High-Intensity Statin Therapy on Coronary Atherosclerosis in Patients With Acute Myocardial Infarction: The PACMAN-AMI Randomized Clinical Trial. JAMA. Published online April 3, 2022. doi: 10.1001/jama.2022.5218