Leia mais:
Leia mais:
ACC 2022: alirocumab + estatina em pacientes com IAM – PACMAN-AMI trial
ACC 2022: vupanorsen para colesterol – TRANSLATE-TIMI 70 trial
Avaliação do cálcio coronário ou escores de risco para predição de eventos cardiovasculares e indicação de estatina?
Mesmo sabendo dos riscos, a adesão do paciente ao tratamento de hipercolesterolemia é muito abaixo do esperado
Descontinuar o uso de estatinas em idosos pode impactar nos desfechos clínicos?

ACC 2022: alirocumab + estatina em pacientes com IAM – PACMAN-AMI trial

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O alirocumab é um dos inibidores da PCSK9, classe que tem mostrado ótimo efeito na redução do LDL e na prevenção de desfechos cardiovasculares. O objetivo do estudo PACMAN-AMI, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) e publicado simultaneamente no JAMA, foi avaliar se a droga, associada a uma estatina de alta potência, apresenta benefícios adicionais num grupo de pacientes com placas ateroscleróticas instáveis: aqueles com IAM.

médico receitando alirocumab

Alirocumab + estatina em pacientes com IAM

O desfecho monitorado aqui foi “intermediário”, isto é, não avaliou mortalidade ou hospitalização, mas sim o efeito nas características da placa aterosclerótica nas artérias “não culpadas” no IAM. O critério de inclusão deveria ser um IAM com lesão culpada tratada que apresentasse, de modo concomitante, ao menos duas lesões ateroscleróticas de 20-50% em vasos “não culpados” pelo IAM. A estatina utilizada no estudo foi a rosuvastatina 20 mg e o acompanhamento por 52 semanas.

Foram incluídos 300 pacientes, com idade média 58 anos, 16-21% mulheres e 8-12% de diabéticos. A redução do colesterol LDL foi maior no grupo de intervenção (chegou a 23 mg/dL versus 74 mg/dL no controle). Em todos os métodos analisados, a adição do alirocumab mostrou maior redução do conteúdo lipídico/inflamatório das placas quando o inibidor PCSK9 foi associado à estatina. O principal evento adverso foi reação no local de injeção e reações alérgicas inespecíficas (3%).

Mensagem prática

A classe dos inibidores do PCSK9 vem mostrando que, assim como as estatinas, são capazes não só de reduzir o LDL, como também regressão de placa aterosclerótica, o que reforça resultados de outros estudos nos quais houve melhora no risco cardiovascular. O problema está em torná-los com administração mais fácil (hoje são todos injetáveis) e o custo, que ainda é muito alto.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Räber L, et al. Effect of Alirocumab Added to High-Intensity Statin Therapy on Coronary Atherosclerosis in Patients With Acute Myocardial Infarction: The PACMAN-AMI Randomized Clinical Trial. JAMA. Published online April 3, 2022. doi: 10.1001/jama.2022.5218
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.