Leia mais:
Leia mais:
ACC 2022: sotaglifozina em pacientes com DM e DRC – análise de subgrupos do SCORED trial
AHA 2021: finerenona e sotagliflozina – dois medicamentos promissores ainda distante de nós

ACC 2022: sotaglifozina em pacientes com DM e DRC – análise de subgrupos do SCORED trial

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A sotaglifozina é um dos novos inibidores da SGLT2, classe que recentemente mostrou benefícios cardiovasculares, principalmente a redução de risco de insuficiência cardíaca em pacientes com fatores de risco. O que chamou a atenção de vários pesquisadores foram os resultados mesmo em pacientes sem diabetes mellitus, o que poderia representar outros mecanismos de ação que não apenas a redução glicêmica.

sotaglifozina e resultados cardiovasculares

Sotaglifozina

Esse medicamento já havia demonstrado, em pacientes com DM, a redução no risco combinado de mortalidade e IC. A apresentação atual, feita no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022), é uma análise de subgrupos do estudo SCORE, com DM e DRC, avaliando quem tinha história de doença cardiovascular (DCV, que incluiu IAM, AVC e doença arterial periférica – DAOP), bem como os pacientes em tratamento ambulatorial apenas.

Os resultados mostraram no grupo com história de DCV, uma redução de 21% no risco de morte, IAM e/ou AVC (o chamado MACE, eventos cardiovasculares maiores): essa foi a novidade apresentada, um benefício importante e não influenciado pelo desfecho “IC”.

Houve o mesmo resultado benéfico no grupo sem história de DCV, e no acompanhamento já com três meses de tratamento é possível ver resultados significativos. Em uma análise mais detalhada, foram os pacientes com história de IAM e de AVC os com maior benefício, e não aqueles com DAOP. Os efeitos colaterais foram aqueles já conhecidos dos iSGLT2, como candidíase, desidratação e cetoacidose.

Mensagem prática

Apesar das críticas, os iSGLT2 vêm mostrando benefícios que vão além da redução no risco de IC, bem como em pacientes com maior risco cardiovascular, independente da presença ou não de DM.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Bhatt DL, et al. Sotagliflozin in Patients with Diabetes and Chronic Kidney Disease. N Engl J Med 2021; 384:129-139 January 14, 2021 DOI: 10.1056/NEJMoa2030186
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.