ACC 2022: restrição de 1.500 mg/dia de sódio traz benefícios na insuficiência cardíaca?

No estudo SODIUM-HF, apresentado no ACC 2022, o objetivo foi avaliar desfechos como mortalidade, internações e visitas à emergência na IC.

A restrição de sódio é um dos pilares do tratamento da insuficiência cardíaca, porém a quantidade ideal de redução e a seleção dos pacientes que mais se beneficiam são controversos. No estudo SODIUM-HF, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) e publicado simultaneamente na The Lancet, o objetivo foi avaliar desfechos como mortalidade, internações e visitas à emergência.

sal e restrição de sódio na insuficiência cardíaca

Restrição de sódio na IC

O desenho foi um ensaio clínico comparando cuidado “usual” com uma restrição a 1.500 mg/dia de sódio ao longo de um ano. Os pacientes deveriam ter IC classe funcional II ou III, tanto ICFEP quanto ICFER – um dado importante para utilizar resultados na prática. Pacientes com hiponatremia < 130 mEq/L foram excluídos.

Foram incluídos 500 pacientes, com idade média 66 anos, 32% mulheres e uma FE média 35-36% (no intervalo interquartílico, 75% dos participantes tinham FE de até 50%). A causa mais comum da IC era doença coronariana, em 45%, com 33% de diabéticos e 39% com FA. A maioria dos pacientes estava em uso de um inibidor do sistema renina e betabloqueador.

Resultados

Em comparação com grupo controle, o de intervenção conseguiu 415 mg de sódio a menos por dia (2.073 vs 1.658 mg/dia). Não houve diferença na PA e no peso, apesar disto. O desfecho principal foi estatisticamente igual entre os grupos, porém nos desfechos secundários houve melhora na classe funcional do grupo intervenção, com uma chance 40% maior de melhora funcional no grupo de tratamento.

Mensagem prática

A restrição de sódio é um dos pilares do tratamento da hipertensão e da insuficiência cardíaca. O trabalho atual misturou ICFEP e ICFER, o que não é aconselhável em termos de pesquisa, pois os mecanismos fisiopatológicos são diferentes.

Na prática diária, o paciente que não fizer a dieta hipossódica está mais sujeito a ganho de peso, piora classe funcional e edema de MMII.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Ezekowitz JA, et al. Reduction of dietary sodium to less than 100 mmol in heart failure (SODIUM-HF): an international, open-label, randomised, controlled trial. The Lancet. Published: April 02, 2022 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)00369-5