ACC 2022: restrição de 1.500 mg/dia de sódio traz benefícios na insuficiência cardíaca?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A restrição de sódio é um dos pilares do tratamento da insuficiência cardíaca, porém a quantidade ideal de redução e a seleção dos pacientes que mais se beneficiam são controversos. No estudo SODIUM-HF, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) e publicado simultaneamente na The Lancet, o objetivo foi avaliar desfechos como mortalidade, internações e visitas à emergência.

sal e restrição de sódio na insuficiência cardíaca

Restrição de sódio na IC

O desenho foi um ensaio clínico comparando cuidado “usual” com uma restrição a 1.500 mg/dia de sódio ao longo de um ano. Os pacientes deveriam ter IC classe funcional II ou III, tanto ICFEP quanto ICFER – um dado importante para utilizar resultados na prática. Pacientes com hiponatremia < 130 mEq/L foram excluídos.

Foram incluídos 500 pacientes, com idade média 66 anos, 32% mulheres e uma FE média 35-36% (no intervalo interquartílico, 75% dos participantes tinham FE de até 50%). A causa mais comum da IC era doença coronariana, em 45%, com 33% de diabéticos e 39% com FA. A maioria dos pacientes estava em uso de um inibidor do sistema renina e betabloqueador.

Resultados

Em comparação com grupo controle, o de intervenção conseguiu 415 mg de sódio a menos por dia (2.073 vs 1.658 mg/dia). Não houve diferença na PA e no peso, apesar disto. O desfecho principal foi estatisticamente igual entre os grupos, porém nos desfechos secundários houve melhora na classe funcional do grupo intervenção, com uma chance 40% maior de melhora funcional no grupo de tratamento.

Mensagem prática

A restrição de sódio é um dos pilares do tratamento da hipertensão e da insuficiência cardíaca. O trabalho atual misturou ICFEP e ICFER, o que não é aconselhável em termos de pesquisa, pois os mecanismos fisiopatológicos são diferentes.

Na prática diária, o paciente que não fizer a dieta hipossódica está mais sujeito a ganho de peso, piora classe funcional e edema de MMII.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Ezekowitz JA, et al. Reduction of dietary sodium to less than 100 mmol in heart failure (SODIUM-HF): an international, open-label, randomised, controlled trial. The Lancet. Published: April 02, 2022 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)00369-5
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.