Leia mais:
Leia mais:
Estenose aórtica importante: quando preferir tratamento cirúrgico?
Histopatológico e vesícula biliar
A classe de anti-hipertensivo interfere nos níveis de PA pré-cirurgia?
Ouça o que foi destaque em cirurgia geral em 2021! [podcast]
ACSCC 2021: Os mais importantes ensaios clínicos em cirurgia

ACC 2022: ácido tranexâmico em cirurgias não cardíacas – POISE-3

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O sangramento é uma das complicações mais comuns em pacientes de maior risco em diversos tipos de cirurgia. O ácido tranexâmico é um conhecido agente farmacológico que reduz sangramento, porém com resultados clínicos à beira do leito nem sempre convincentes. O estudo POISE-3, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) e publicado simultaneamente no New England Journal of Medicine (NEJM), avaliou o uso do medicamento em cirurgias não cardíacas.

médicos realizando cirurgias não cardíacas em uso de ácido tranexâmico

Ácido tranexâmico em cirurgias não cardíacas

O grupo do POISE, muito conhecido em estudos de pré e pós-operatório, fez um ensaio clínico randomizado e duplo-cego. Foram incluídos pacientes com mais 45 anos em cirurgias não cardíacas, à exceção de DRC avançada e neurocirurgia. A medicação foi feita no início e fim da cirurgia. O desfecho principal foi sangramento “maior” e o grupo monitorou complicações trombóticas, como IAM tipo 2 e TEV.

A ideia era recrutar 10 mil pacientes, porém com 9.500 o estudo foi interrompido por conta da pandemia. Alguns centros brasileiros participaram do estudo. O grupo tinha idade média 70 anos, 56% homens, 80% de “cirurgias grandes”: tórax, abdômen, artroplastia e vasculares.

O grupo intervenção mostrou redução de sangramento: 9,1 vs 11,7%, com IC 0,76 (0,67-0,87 IC95%), estatisticamente significativo. Houve, ainda, menor necessidade de hemotransfusão no grupo intervenção (6,2% vs 8,3%). O risco de evento trombótico não mostrou diferença estatística entre os grupos, assim como a mortalidade total foi igual entre os grupos.

Mensagem prática

O ácido tranexâmico pode ser uma opção para reduzir o sangramento em situações de alto risco, sem aumento expressivo no risco de trombose. Isso é importante num cenário de escassez cada vez maior de hemoderivados.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Devereaux PJ, et al. Tranexamic Acid in Patients Undergoing Noncardiac Surgery. New England Journal of Medicine. April 2, 2022 DOI: 10.1056/NEJMoa2201171
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.