Leia mais:
Leia mais:
Conselhos de Enfermagem e autoridades repudiam desmonte da Rede Cegonha
Automonitoramento da pressão arterial durante a gestação ou cuidado pré-natal habitual?
Enxaqueca e resultados perinatais adversos na gravidez
Hipertensão portal clinicamente significativa
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?

ACC 2022: tratamento de hipertensão crônica leve em gestantes – the CHAP project

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A prevalência de pacientes que são hipertensas e estão engravidando está em crescimento, por conta do aumento da idade materna na gestação e de fatores de risco, como obesidade e nutrição. Este grupo está sujeito a complicações maternas, como pré-eclâmpsia superposta, e fetais, como mortalidade e retardo no crescimento. No congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) foi apresentado o CHAP project, que buscou avaliar a ocorrência de complicações maternas e fetais em pacientes hipertensivas após tratamento ambulatorial.

Os resultados foram publicados simultaneamente no periódico New England Journal of Medicine.

médico cuidando de hipertensão em gestantes

Gravidez em pacientes hipertensivas leves

O estudo atual focou no grupo com HAS “leve” (PAS 140-159 e PAD 90-109 mmHg), que é mais comum, pois havia poucos estudos neste grupo. Incluiu gestação de feto único e com menos de 23 semanas, além de poder estar em uso de apenas 1 anti-hipertensivo antes da gestação. Excluiu doença renal crônica e diabetes mellitus.

O desenho foi um ensaio clínico, randomizado, porém “aberto”, sem cegamento. O objetivo era redução da PA para < 140/90 mmHg, medida em consultório. O tratamento foi feito com 1º labetalol e 2º nifedipino – reparem como nos EUA não usam metildopa como no Brasil! Para o grupo controle, o alvo de PA era < 160/105 mmHg. O desfecho principal foi ocorrência de pré-eclâmpsia (e suas complicações), parto prematuro, redução do crescimento fetal e mortalidade fetal.

Foram incluídas 2.404 participantes, divididas nos dois grupos, com idade média 32 anos e IMC 37 kg/m² (maioria com obesidade!) e PA média 134/83 mmHg; apenas 45% das pacientes estava em uso de AAS. Com o tratamento, o grupo de intervenção obteve PA média 129/79 mmHg versus 133/82 mmHg no grupo controle.

O desfecho primário foi de 30,2% no grupo intervenção e 37% no grupo controle, p<0,05. As maiores reduções foram nas complicações de eclâmpsia e parto prematuro, não havendo diferença na mortalidade fetal. Não houve aumento de eventos adversos no grupo da intervenção.

Mensagem prática

O estudo confirma a tendência de tratarmos a hipertensão na gestação para um alvo < 140/90 mmHg, a fim de evitar as formas mais graves de pré-eclâmpsia e suas complicações.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Tita AT, et al. Treatment for Mild Chronic Hypertension during Pregnancy. New England Journal of Medicine. April 2, 2022. DOI: 10.1056/NEJMoa2201295
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.