Leia mais:
Leia mais:
Check-up-semanal: edição especial com as novidades do ACC 2022
ACC 2022: vupanorsen para colesterol – TRANSLATE-TIMI 70 trial
Mesmo sabendo dos riscos, a adesão do paciente ao tratamento de hipercolesterolemia é muito abaixo do esperado
AHA 2019: após AVC isquêmico, qual o alvo de colesterol LDL?
Carnes vermelhas ou brancas são igualmente ruins para o colesterol

ACC 2022: vupanorsen para colesterol – TRANSLATE-TIMI 70 trial

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A ANGPTL3 é uma proteína relacionada a baixos níveis de lipoproteínas plasmáticas. O estudo TRANSLATE-TIMI 70, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) e publicado simultaneamente na revista Circulation, avaliou o vupanorsen, uma droga que bloqueia no RNA mensageiro produtor desta proteína.

vupanorsen para colesterol no TRANSLATE-TIMI 70 trial

TRANSLATE-TIMI 70

Em estudos de fase 1, ele conseguiu redução no colesterol não HDL, que inclui LDL e VLDL. O atual estudo, de fase 2, incluiu pacientes com colesterol não HDL >= 100 mg/dl e TG 150-500 mg/dL em uso de estatina. A droga foi administrada por via subcutânea a cada 2 ou 4 semanas durante 24 semanas.

A amostra foi de 286 pacientes em 55 clínicas ou hospitais. A idade média foi 64 anos, 44% de mulheres, 50% diabéticos e 13% coronariopatas. O resultado principal mostrou redução média em torno de 22 a 26% do colesterol não HDL.

Olhando separadamente, a redução de TG ficou em torno 40-45%, do LDL em 8-15% e em torno 8-15% na apoB. Na análise de subgrupos, chamou a atenção uma redução maior em mulheres (33 vs 21%). O evento adverso mais comum foi reação no local da injeção, em especial com as doses mais altas, porém em doses altas, houve risco de aumento de transaminases.

Mensagem prática

As doses altas apresentaram um risco de aumento de transaminases, sem um efeito muito maior no colesterol. A próxima etapa são estudos de fase 3, com as doses baixas ou moderadas, para avaliar eficácia em desfechos clínicos.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Bergmark BA, et al. Effect of Vupanorsen on Non-High-Density Lipoprotein Cholesterol Levels in Statin-Treated Patients With Elevated Cholesterol: TRANSLATE-TIMI 70. Circulation. 2022;0 Originally published 3 Apr. 2022 https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.122.059266 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.