Intervenção percutânea coronariana: devemos dar alta no mesmo dia?

Especialistas da American College of Cardiology elaboraram um consenso sobre intervenção percutânea coronariana. Confira!

Especialistas da American College of Cardiology elaboraram um consenso sobre intervenção percutânea coronariana. A principal discussão é o tempo de alta: eles avaliaram as evidências para entender os benefícios e consequências da alta no mesmo dia do procedimento em relação à alta no dia seguinte.

Leia também: AHA 2020: Ticagrelor na intervenção coronariana percutânea reduz a incidência de infarto periprocedimento?

médico avaliando paciente após intervenção percutânea coronária

Intervenção percutânea coronariana

Confira os principais tópicos do consenso:

  1. A alta no mesmo dia (AMD) mostrou ser preferida pelos pacientes e não apresentou diferenças nos desfechos clínicos em relação as altas no dia seguinte.
  2. A AMD após uma angioplastia eletiva permite otimizar o sistema de saúde através de otimização de fluxo e utilização de recursos.
  3. Os estudos mostram que a AMD apresenta redução em custos. Os dados estimam que se 50% das angioplastias eletivas tivessem alta no mesmo dia, isso produziria uma economia de 200 a 500 milhões de dólares anuais nos Estados Unidos.
  4. A alta no mesmo dia significa permanecer no hospital após a angioplastia por um período, sem supervisão e monitorização noturna na unidade.
  5. A escolha de pacientes elegíveis à AMD deve envolver critérios clínicos, sociais e organizacionais da equipe e do serviço realizador. Por exemplo, o paciente deve ter um procedimento não considerado complexo, capacidade de entender possíveis complicações e o serviço deve estar organizado para atendê-lo.
  6. Os critérios a serem avaliados após a angioplastia para AMD são o sucesso do procedimento, a ausência de complicações, ausência de alteração do estado mental/neurológico e a vontade dos pacientes de receber alta.
  7. A AMD deve envolver receita médica com prescrição da dupla antiagregação plaquetária e garantia de acompanhamento pós-procedimento.
  8. Os pacientes devem ser orientados sobre o procedimento, possíveis complicações e serem referenciados ao serviço de emergência caso seja necessário.

Conclusão

O consenso de especialistas da American College of Cardiology defende a alta no mesmo dia após uma intervenção percutânea coronariana, desde que o paciente se enquadre nos critérios e tenha acompanhamento correto após o procedimento.

Mais do autor: Qual o real risco de pacientes com insuficiência cardíaca com Covid-19?

Referência bibliográfica:

  • Sunil V. Rao, Mladen I. Vidovich, et al. 2021 ACC Expert Consensus Decision Pathway on Same-Day Discharge After Percutaneous Coronary Intervention: A Report of the American College of Cardiology Solution Set Oversight Committee. J Am Coll Cardiol. Jan 07, 2021. Epublished DOI: 10.1016/j.jacc.2020.11.013

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.