Qual o real risco de pacientes com insuficiência cardíaca com Covid-19?

Pacientes com insuficiência cardíaca (IC) seriam afetados de maneira desproporcional a outras populações pelas complicações de Covid-19.

A infecção por coronavírus tem sido o maior evento de saúde pública mundial recente. Populações específicas estão sob maior risco, como os coronariopatas, hipertensos, diabéticos, obesos. Como mencionado antes no portal pacientes cardiopatas estão mais sujeitos a um pior desfecho na doença, tanto por sobrecarga cardíaca, quanto por mecanismos ainda incertos envolvendo o sistema renina-angiotensina-aldosterona, e também por lesão direta ao miocárdio pelo vírus. Portanto pacientes com insuficiência cardíaca (IC) seriam afetados de maneira desproporcional a outras populações infectadas por Covid-19.

Leia também: Butantan apresenta números de eficácia da vacina Coronovac

Pacientes com insuficiência cardíaca (IC) seriam afetados de maneira desproporcional a outras populações pelas complicações de Covid-19.

Método do estudo

Pesquisadores analisaram o registro de mais de 130 mil pacientes com hospitalizações por IC ou duas consultas relacionadas a IC de janeiro de 2019 a 31 de março de 2020 e que reinternaram no período de abril a setembro de 2020. Os pesquisadores compararam características individuais basais, mortalidade e dispêndio financeiro com custeio de recursos em saúde.

Achados

Dos pacientes analisados 18% voltaram a internar por insuficiência cardíaca, um número menor, 6,4% dos pacientes, internaram por Covid-19, e o restante 75,6% por outras causas. Dos pacientes que internaram por Covid-19 aproximadamente um quarto (24,2%) vieram a óbito. Em comparação, os pacientes reinternados por IC morreram em bem menor número (2,6%).

Saiba mais: AHA 2020: Repor ferro em pacientes com insuficiência cardíaca é benéfico?

Obesidade mórbida, diabetes e idade avançada foram os fatores de pior prognóstico encontrados pelos pesquisadores em pacientes com IC internados por infecção pelo coronavírus. Além disso, os custos com a internação de pacientes com insuficiência cardíaca e Covid-19 foram extremamente elevados.

Conclusão

Esses dados vêm salientar que esforços de prevenção e vacinação, nessa população em especial, devem ser estimulados, tanto pela alta mortalidade, quanto pelo alto custo envolvido.

Referências bibliográficas:

  • Bhatt AS, Jering KS, et al. Clinical Outcomes in Patients With Heart Failure Hospitalized With COVID-19. J Am Coll Cardiol Heart Fail. 2021 Jan;9(1):65–73. doi: 10.1016/j.jchf.2020.11.003

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.