Leia mais:
Leia mais:
Fórum de Sepse 2022: pulmão no ambulatório – qual a realidade de um paciente pós-alta de covid?
Fórum de Sepse 2022: uso de biomarcadores na covid-19 – prós e contras
Conheça a próxima etapa do estudo da Unicamp e USP sobre os efeitos da covid-19 no cérebro
Covid-19: Ministério da Saúde anuncia aplicação da quarta dose em pessoas a partir dos 80 anos
ISICEM 2022: há benefício na terapia antiplaquetária em pacientes críticos com covid-19?

Cardiopatas possuem maior risco na pandemia da Covid-19?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No dia 04/06, os autores solicitaram ao The New England of Medicine a retirada do estudo após não conseguirem realizar uma auditoria externa dos dados. Saiba mais aqui.

Em outras ocasiões já abordamos esse tema no portal, entretanto os dados eram iniciais e maiores conhecimentos foram adquiridos ao longo da evolução da pandemia de Covid-19. Inicialmente estudos observacionais tem procurado entender o comportamento da infecção pelo novo coronavírus, mas um grupo em especial tem chamado muito a atenção, os cardiopatas.

Esses pacientes são desproporcionalmente afetados pelo vírus, diversos mecanismos foram postulados em relação, dentre eles o mais pesquisado consiste na utilização dos receptores da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA 2) como ponte para a entrada nas células pelo vírus.

O uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) ou bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA) teria o poder de expor mais os receptores de ECA2 ao vírus, facilitando sua entrada nas células e deixando os pacientes cardiopatas especialmente vulneráveis. Entretanto, como não há nenhuma evidência concreta desse efeito as principais sociedades de cardiologia pelo mundo não recomendam a descontinuação destes medicamentos.

Cardiopatas na pandemia de Covid-19

Um grande estudo multicêntrico, observacional em 169 hospitais com maios 8.000 pacientes decidiu investigar a relação entre a doença cardiovascular e o uso dessas medicações.

Dos 8.910 pacientes internados 515 vieram a óbito (5,8%), com o restante recebendo alta. Os fatores de risco relacionados a morte destes pacientes foram, idade maior que 65 anos, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, arritmias cardíacas e tabagismo.

Não foi encontrada, no estudo, nenhuma evidência de que os IECA ou BRA estiveram relacionados a um aumento de mortalidade.

Estes dados corroboram que cardiopatas em geral estão mais propensos a ter um desfecho pior durante a infecção pelo coronavírus, entretanto não foi observada uma relação entre o uso de IECA ou BRA e um aumento de mortalidade.

Estudos observacionais são excelentes para ser ter um panorama geral da situação, entretanto devemos aguardar os estudos randomizados e controlados, avaliado outros desfechos clínicos como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico e morte cardiovascular para contar com dados mais robustos.

Referências bibliográficas:

  • Mehra MR, Desai SS, Kuy S, Henry TD, Patel AN. Cardiovascular disease, drug therapy, and mortality in Covid-19. N Engl J Med.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.