Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Cardiologia / Lancet e NEJM retiram do ar estudos relacionados à Covid-19
médico usando computador para pesquisar estudos sobre covid-19 e hidroxicloroquina

Lancet e NEJM retiram do ar estudos relacionados à Covid-19

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

A pandemia de Covid-19 trouxe, além de questões em relação à importância de medidas protetivas e uso de equipamentos de proteção individual, uma elevada e acelerada produção de publicações sobre diversos aspectos da doença.

A cada dia diversos artigos são publicados e ganham destaque, alguns ainda sem revisão por pares. Embora alguns resultados se sustentem, outros levantam a preocupação da comunidade científica em relação à sua qualidade metodológica e à sua aplicabilidade na prática clínica.

cadastro portal

Artigos sobre Covid-19

Duas revistas de alto impacto anunciaram, no mesmo dia, a retirada de artigos que obtiveram alta repercussão na comunidade médica. O primeiro artigo (Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis) foi publicado na The Lancet e ganhou repercussão ao sugerir maior mortalidade em pacientes com Covid-19 que utilizaram hidroxicloroquina ou cloroquina, com ou sem macrolídeo.

O segundo artigo (Cardiovascular Disease, Drug Therapy, and Mortality in Covid-19) foi publicado na The New England Journal of Medicine e seus resultados mostraram risco aumentado de mortalidade intra-hospitalar em pacientes com Covid-19 que tinham doenças cardiovasculares de base e, ao mesmo tempo, não confirmavam o potencial malefício do uso de anti-hipertensivos das classes de inibidores de ECA ou BRAs nessa população.

Os artigos, escritos pelos mesmos autores, têm em comum o fato de terem os dados coletados e analisados por uma empresa especializada. O questionamento em relação à análise estatística dos dados e à inconsistência dos dados publicados no artigo da The Lancet por parte de diversos membros da comunidade científica levou aos autores e à própria revista a iniciarem um processo de auditoria externa.

Entretanto, os dados originais não foram transferidos da empresa para os auditores com a explicação de que tal transferência violaria os acordos de confidencialidade assinados. Diante da impossibilidade de realizar uma auditoria independente, os autores solicitaram a retirada do artigo. Pelos mesmos motivos, solicitaram também a retirada do artigo publicado na The New England Journal of Medicine.

Take-home message

Esse episódio demonstra a importância da leitura crítica dos artigos científicos, mesmo os publicados em revistas de alto fator de impacto. A publicação ou divulgação antes de revisão adequada tem feito com que muitos estudos sobre SARS-CoV-2 ganhem destaque apesar de metodologia fraca e baixo nível de evidência. Análise criteriosa das publicações deve ser realizada antes da incorporação ou não de seus resultados na prática clínica.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Mehra, MR, Ruschitzka, F, Patel, AN. Retraction—Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis. The Lancet 2020. DOI: 10.1016/ S0140-6736(20)31324-6
  • Kuy, SR, Henry, TD, Patel, AN. Retraction: Cardiovascular Disease, Drug Therapy, and Mortality in Covid-19. N Engl J Med. DOI: 10.1056/NEJMoa2007621. N Engl J Med 2020. DOI: 10.1056/NEJMc2021225

Um comentário

  1. Avatar
    Adriana Vergueiro

    Ótima matéria. Traz a reflexão sobre o que é realmente uma publicação científica.
    Ética x Ciência x Política
    A matéria do Lancet que se vendia pela população estudada era publicada no mesmo período que revista fazia uma matéria criticando um presidente de um país que havia acreditado no potencial da droga. Trazendo uma mácula importante à história da revista Lancet.
    Precisamos continuar trabalhando dentro do conceito da ciência mas com mais vigilância sobre o tripé: Ética x Ciência x Política.
    Devemos nos ater ao genocídio ocorrendo a olhos vistos neste início de século 21 decorrente da mistura desastrosa destes ingredientes e demonstrar nosso repúdio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.