Lancet e NEJM retiram do ar estudos relacionados à Covid-19

Duas revistas de alto impacto anunciaram, no mesmo dia, a retirada de artigos que obtiveram alta repercussão na comunidade médica durante a Covid-19.

A pandemia de Covid-19 trouxe, além de questões em relação à importância de medidas protetivas e uso de equipamentos de proteção individual, uma elevada e acelerada produção de publicações sobre diversos aspectos da doença.

A cada dia diversos artigos são publicados e ganham destaque, alguns ainda sem revisão por pares. Embora alguns resultados se sustentem, outros levantam a preocupação da comunidade científica em relação à sua qualidade metodológica e à sua aplicabilidade na prática clínica.

cadastro portal

médico usando computador para pesquisar estudos sobre covid-19 e hidroxicloroquina

Artigos sobre Covid-19

Duas revistas de alto impacto anunciaram, no mesmo dia, a retirada de artigos que obtiveram alta repercussão na comunidade médica. O primeiro artigo (Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis) foi publicado na The Lancet e ganhou repercussão ao sugerir maior mortalidade em pacientes com Covid-19 que utilizaram hidroxicloroquina ou cloroquina, com ou sem macrolídeo.

O segundo artigo (Cardiovascular Disease, Drug Therapy, and Mortality in Covid-19) foi publicado na The New England Journal of Medicine e seus resultados mostraram risco aumentado de mortalidade intra-hospitalar em pacientes com Covid-19 que tinham doenças cardiovasculares de base e, ao mesmo tempo, não confirmavam o potencial malefício do uso de anti-hipertensivos das classes de inibidores de ECA ou BRAs nessa população.

Os artigos, escritos pelos mesmos autores, têm em comum o fato de terem os dados coletados e analisados por uma empresa especializada. O questionamento em relação à análise estatística dos dados e à inconsistência dos dados publicados no artigo da The Lancet por parte de diversos membros da comunidade científica levou aos autores e à própria revista a iniciarem um processo de auditoria externa.

Entretanto, os dados originais não foram transferidos da empresa para os auditores com a explicação de que tal transferência violaria os acordos de confidencialidade assinados. Diante da impossibilidade de realizar uma auditoria independente, os autores solicitaram a retirada do artigo. Pelos mesmos motivos, solicitaram também a retirada do artigo publicado na The New England Journal of Medicine.

Take-home message

Esse episódio demonstra a importância da leitura crítica dos artigos científicos, mesmo os publicados em revistas de alto fator de impacto. A publicação ou divulgação antes de revisão adequada tem feito com que muitos estudos sobre SARS-CoV-2 ganhem destaque apesar de metodologia fraca e baixo nível de evidência. Análise criteriosa das publicações deve ser realizada antes da incorporação ou não de seus resultados na prática clínica.

Referências bibliográficas:

  • Mehra, MR, Ruschitzka, F, Patel, AN. Retraction—Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis. The Lancet 2020. DOI: 10.1016/ S0140-6736(20)31324-6
  • Kuy, SR, Henry, TD, Patel, AN. Retraction: Cardiovascular Disease, Drug Therapy, and Mortality in Covid-19. N Engl J Med. DOI: 10.1056/NEJMoa2007621. N Engl J Med 2020. DOI: 10.1056/NEJMc2021225

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.