Jejum intermitente é seguro em pacientes com diabetes tipo 2 em uso de insulina?

Um estudo buscou esclarecer o impacto e os riscos do jejum intermitente em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2) em uso de insulina. 

A prevalência do diabetes tipo 2, assim como da obesidade, vem aumentando cada vez mais em todo o mundo. Na última década, felizmente, avanços no tratamento para ambas as condições vem surgindo, mas é mister também que tais intervenções se acompanhem de mudanças no estilo de vida, sobretudo no padrão alimentar. Uma das estratégias que vem ganhando espaço é o jejum intermitente 

Esta estratégia pode ser colocada em prática de diferentes maneiras. Primeiro, e mais comum, tempo restrito de alimentação (períodos de jejum por cerca de 16h ao longo dos dias) ou jejum em dias alternados, onde nos dias de jejum é permitido água e uma ingesta calórica mínima, em geral de até 500 kcal. 

Leia também: Os efeitos do jejum intermitente na perda de peso e composição corporal

Metanálises recentes demonstram que tal estratégia pode trazer benefícios em termos de controle do diabetes. No entanto, a maioria massiva dos estudos costumam excluir pacientes em uso de insulina (sobretudo doses mais elevadas) devido a um possível maior risco de hipoglicemias. Na edição atual da Diabetes Care, revista da American Diabetes Association (ADA), foi publicado um ensaio clínico randomizado (RCT) austríaco (INTERFAST-2) que buscou esclarecer o impacto e os riscos do jejum intermitente em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2) em uso de insulina. 

garfo e faca em cima de mesa de madeira, representando jejum intermitente

O estudo

O trabalho foi redução na hemoglobina glicada (estimada em mmol/mol) e um desfecho composto por perda de peso > 2%, redução na dose de insulina > 10% e redução na A1c > 3 mmol/mol) após 12 semanas de intervenção. Ao final, 46 pacientes foram randomizados. Foram 22 mulheres e 24 homens, sendo que a média de idade foi de 63 +/- 7 anos, com A1c média de 8,3 +/- 1,1% e tempo de diabetes de 21 anos (+/- 9a). Além disso, a média de dose total de insulina diária era de 56 unidades/dia (+/- 27) e a média de IMC era, de 34 +/- 4,5 kg/m². 

*Obs: Para conversão da hemoglobina glicada de % (DCCT) para mmol/mol (IFCC): 

A1c (Em %) = (0.0915 × A1c em mmol/mol) + 2.15%;  

A1c (Em mmol/mol)  = (10.93 × A1c em %) – 23.5 mmol/mol. 

Métodos 

A forma de jejum intermitente em pacientes com diabetes em uso de insulina que foi proposta foi na verdade um misto entre dias alternados e tempo restrito de alimentação. Os indivíduos que foram randomizados para a intervenção deveriam permanecer em jejum três dias na semana (dias alternados). Nesses dias, era necessário haver pelo menos 18 horas de jejum e redução de no mínimo 75% das calorias ingeridas no dia (ou seja, consumir no máximo 25% do que se consome nos dias sem jejum).  

Nos demais dias, nenhum teto de calorias era colocado. Nos dias de jejum, as doses de insulina eram reduzidas em 20% para reduzir o risco de hipoglicemia. O grupo controle recebia orientações sobre dieta e mudanças de estilo de vida. 

Resultados 

Apenas dois participantes no grupo jejum intermitente não completaram o estudo. Os resultados foram analisados em Intention to Treat. Após 12 semanas, o grupo “jejum intermitente” teve uma redução na A1c de 7.3 mmol/mol (+/- 12) comparado com um aumento de 0,1 mmol/mol (+/- 6,1) no grupo controle (p = 0,012)*. A diferença permaneceu estatisticamente significativa mesmo após o ajuste para idade, sexo, tempo de diabetes e hemoglobina glicada de base. O tempo médio no alvo (Time in Range) no grupo jejum intermitente foi de 68% (+/- 20,2%) vs. 56,6% (+/- 16%) no grupo controle (P = 0,031), sem haver diferenças no Time below range (1,6 +/- 2,0% no grupo jejum intermitente vs. 1,3 +/- 2,2% no grupo controle, p = 0,334). Não houve diferença no número de hipoglicemias entre os grupos, o que é algo importantíssimo quando falamos de jejum intermitente em pacientes utilizando insulina. 

O desfecho composto por perda de peso > 2%, redução na dose de insulina > 10% e redução na A1c > 3 mmol/mol) foi atingido por oito participantes do grupo jejum intermitente (40%) vs. nenhum no grupo controle (p < 0,001). Além disso, em demais análises secundárias: 

  • Peso – Jejum intermitente:- 4,77 kg (+/- 4,99) vs. + 0,27 (+/- 1,34 kg) no grupo controle (p <0,001)  
  • Dose total diária de insulina: – Jejum intermitente: – 9Ug (+/- 10) vs. + 4 (+/- 10) no grupo controle (p = 0,008).

*Obs: 7.3 mmol/mol equivale a 2,8% de hemoglobina glicada reportado de acordo com o DCCT.

Saiba mais: Impacto da perda de peso em fatores de risco cardiovasculares

Conclusões 

Talvez o principal dado trazido por este estudo tenha sido de fato a segurança encontrada em se aplicar um protocolo de jejum intermitente mesmo em pacientes com DM2 de longa data e em uso de altas doses de insulina. Os resultados chamam atenção até pelo tamanho do impacto na hemoglobina glicada, mas é importante ressaltar que se trata de um estudo aberto, unicêntrico, com um N relativamente pequeno e com intervalos de confiança amplos.  

Outro “caveat” importante é que os participantes utilizaram CGM e os CGMs também não eram cegos, ou seja, é possível que as tendências e níveis glicêmicos apresentados tenham influenciado no comportamento dos pacientes. Contudo, é um estudo muito interessante por se tratar de um RCT numa população muito pouco estudada com uma intervenção que pode trazer impactos significativos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Obermayer A, Tripolt NJ, Pferschy PN, Kojzar H, Aziz F, Müller A, Schauer M, Oulhaj A, Aberer F, Sourij C, Habisch H, Madl T, Pieber T, Obermayer-Pietsch B, Stadlbauer V, Sourij H. Efficacy and Safety of Intermittent Fasting in People With Insulin-Treated Type 2 Diabetes (INTERFAST-2)-A Randomized Controlled Trial. Diabetes Care. 2023 Feb 1;46(2):463-468. doi: 10.2337/dc22-1622. PMID: 36508320. 
  • Riemsma R, Corro Ramos I, Birnie R, et al. Integrated sensor-augmented pump therapy systems [the MiniMed® Paradigm™ Veo system and the Vibe™ and G4® PLATINUM CGM (continuous glucose monitoring) system] for managing blood glucose levels in type 1 diabetes: a systematic review and economic evaluation. Southampton (UK): NIHR Journals Library; 2016 Feb. (Health Technology Assessment, No. 20.17.) Appendix 5, Conversion tables for glycated haemoglobin and glucose values. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK348987/

Especialidades