Leronlimabe: Anvisa autoriza novo estudo com anticorpo monoclonal para Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última terça-feira, 3, o início de mais um ensaio clínico avaliando tratamento para pneumonia causada pela Covid-19. Desta vez, o medicamento avaliado será o anticorpo monoclonal leronlimabe para pacientes com doença moderada.

O estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo avaliará a eficácia e a segurança do fármaco em junto do tratamento padrão para pacientes hospitalizados, mas que não necessitam de ventilação mecânica ou oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO).

Um outro estudo com o anticorpo, desta vez para pacientes graves, ainda está em fase de autorização.

imagem do coronavírus causador da Covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Leronlimabe

O leronlimabe é um anticorpo monoclonal, produzido pela CytoDyn Inc., sediada nos Estados Unidos, e representada pela Biomm S.A. no Brasil, que atua como um inibidor competitivo, bloqueando a infecção das células.

Dois estudos iniciais foram conduzidos nos Estados Unidos: um menor, com 86 pacientes, intitulado CD10, avaliando o efeito de leronlimabe na doença leve a moderada, e um maior, CD12, que incluiu 394 pacientes com sintomas graves de doenças respiratórias associadas à Covid-19.

Segundo os resultados apresentados pela empresa e divulgados pela Food and Drug Administration (FDA), nenhum dos dois ensaios apresentou relevância estatística na melhora de sintomas ou mortalidade entre o grupo intervenção e o placebo. No estudo CD12, a mortalidade foi de 20,5% no tratamento com leronlimabe e 21,6% no tratamento com placebo; o tempo médio de hospitalização foi igual em ambos (21,4 dias).

Leia também: Rituximabe e Covid-19: pacientes recebendo anticorpo monoclonal têm pior prognóstico?

Apesar disso, a empresa relatou benefícios do anticorpo em alguns subgrupos analisados e, mesmo não tendo chegado a ter significância, novos estudos serão realizados para uma análise com mais participantes.

Tratamentos para Covid-19

Apesar de a pandemia estar acontecendo há mais de um ano e meio, poucos medicamentos demonstraram benefícios no tratamento da Covid-19. Entre eles, os corticoides apresentam o maior consenso até o momento, mas apenas para pacientes que necessitam de oxigênio suplementar.

No Brasil, a Anvisa já aprovou três indicações para tratamento da infecção: o remdesivir, também aprovado pela FDA, mas não recomendado oficialmente pela Organização Mundial da Saúde; e as combinações dos anticorpos monoclonais casirivimabe + imdevimabe (REGN-COV2) e banlanivimabe + etesevimabe, de forma emergencial.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar