Limpeza vaginal antes da cesariana diminui morbidade infecciosa pós-operatória?

Ensaio conduzido entre 2015 e 2021 avaliou se a limpeza vaginal pré-operatória em mulheres submetidas à cesariana diminui a morbidade infecciosa pós-operatória.

Artigo recentemente publicado no The American Journal of Obstetrics and Gynecology teve como objetivo avaliar se a antissepsia ou limpeza vaginal pré-operatória com iodopovidona em mulheres submetidas à cesariana após o trabalho de parto diminui a morbidade infecciosa pós-operatória.

Leia também: O que colabora para a falha no tratamento para gravidez em cicatriz de cesariana?

Limpeza vaginal antes da cesariana diminui morbidade infecciosa pós-operatória?

Introdução

O parto cesáreo é o procedimento cirúrgico mais realizado entre as mulheres americanas. A morbidade infecciosa pós-cesárea inclui endometrite, infecção de sítio cirúrgico, sepse, abscesso intra-abdominal, febre e complicações da ferida cirúrgica e complica entre 6,1% e 25,6% casos

Não está claro se a limpeza vaginal antes de uma cesariana diminui essa morbidade infecciosa do parto. Então, os autores fizeram a hipótese de que a limpeza vaginal com solução de iodopovidona imediatamente antes de uma cesárea entre mulheres em trabalho de parto reduz a morbidade infecciosa pós cirúrgica.

Metodologia

Trata-se de um ensaio clínico randomizado conduzido entre 3 de agosto de 2015 a 28 de janeiro de 2021, com 30 dias de acompanhamento e o acompanhamento final concluído em 27 de fevereiro de 2021.

As pacientes que preenchiam os critérios de inclusão foram aquelas submetidas a uma cesariana após contrações regulares com dilatação cervical ou ruptura de membranas. As participantes foram aleatoriamente atribuídas em uma proporção de 1:1 para limpeza abdominal mais vaginal com iodopovidona a 1% ou apenas limpeza abdominal.

O desfecho primário observado foi morbidade infecciosa, incluindo infecção do sítio cirúrgico, febre, endometrite e complicações da ferida em 30 dias após a cesariana. Resultados secundários incluíram tempo de internação, hospitalização ou tratamento ambulatorial pós-operatório relacionados à morbidade infecciosa, e tratamento empírico da sepse neonatal.

Resultados

Um total de 608 participantes (304 no grupo de limpeza vaginal, 304 no grupo de controle) foram incluídas na análise de intenção de tratar. As características foram semelhantes entre os grupos.

Não houve diferença significativa no desfecho morbidade infecciosa entre os 2 grupos (11,8% vs 11,5%; P = 0,90; risco relativo, 1,0; intervalo de confiança de 95%, 0,7 e 1,6). Quando analisado cada componente dos desfechos primários e secundários, também não foram encontradas diferenças significativas.

Conclusão

Limpeza ou antissepsia vaginal com iodopovidona antes de uma cesariana não programada após o trabalho de parto não reduziu a morbidade infecciosa pós-operatória. Esses achados não suportam o uso rotineiro de limpeza vaginal para mulheres submetidas a parto cesáreo depois do parto.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Teaming LA, Frolova AI, Raghuraman N, et al. Vaginal cleansing before unscheduled cesarean delivery to reduce infection: a randomized clinical trial. Am J Obstet Gynecol. 2023;228:739.e1-14. DOI: 10.1016/j.ajog.2022.11.1300