Manifestações pleuropulmonares da artrite reumatoide (AR)

A artrite reumatoide (AR) é uma doença reumática autoimune que afeta mais comumente as articulações.

Manifestações pleuropulmonares da artrite reumatoide (AR) são comuns e contribuem significativamente para o aumento da morbidade e mortalidade na AR, afetando até 60% dos pacientes durante o curso da doença.

Todos os compartimentos anatômicos do tórax podem ser acometidos na AR, incluindo a pleura e o parênquima pulmonar, assim como as pequenas e grandes vias aéreas.

Leia também: Risco de desenvolvimento de artrite reumatoide (AR) a partir do histórico familiar

Manifestações pleuropulmonares da artrite reumatoide (AR)

Rastreamento de manifestações pleuropulmonares na artrite reumatoide (AR)

Embora não haja recomendação formal para o rastreamento dos pacientes com AR para a presença de acometimento pleuropulmonar, o rastreamento pode ser recomendado naqueles com sintomas respiratórios e/ou alterações em exames pulmonares, na TC ou em testes de função pulmonar. Além disso, pacientes com maior risco de acometimento pulmonar em virtude de fatores como sexo masculino, idade mais avançada, tabagismo, anticorpos antipeptídeos citrulinados cíclicos positivos ou altos títulos de fator reumatoide devem ser submetidos à TC e à avaliação da função pulmonar.

Manifestações

As principais manifestações pleuropulmonares que podem ocorrer em pacientes com AR incluem doença pulmonar intersticial (DPI), doença pleural, hipertensão arterial pulmonar (HAP), nódulos pulmonares reumatoides, doença das vias aéreas (bronquiectasia e bronquiolite), linfadenopatia e doença pulmonar induzida por droga (DPID).

A DPI é uma das manifestações pulmonares mais comuns da AR e a segunda principal causa de mortalidade, principalmente em virtude de insuficiência respiratória, infecção superposta e câncer de pulmão. O padrão mais encontrado é o de pneumonia intersticial usual (PIU).

A pneumonia intersticial não específica (PINE) é o segundo padrão mais comum de DPI na AR, ocorrendo em cerca de um terço dos casos. A doença pleural é considerada a manifestação torácica mais comum em pacientes com AR e foi identificada em 73% dos pacientes em um estudo post mortem. No entanto, a maioria dos pacientes é assintomática, e poucos apresentam dor torácica ou dispneia.

Nódulos reumatoides pulmonares ou nódulos necrobióticos pulmonares são descritos em até 20% dos pacientes com AR e geralmente estão associados a nódulos subcutâneos. Os pacientes são frequentemente assintomáticos, mas podem desenvolver sintomas se os nódulos cavitarem para o espaço pleural.

O risco de doença maligna na AR, como câncer primário de pulmão e distúrbios linfoproliferativos, particularmente o linfoma difuso de células B, é no total 10% maior em comparação com o observado na população em geral. Linfonodomegalias axilares e mediastinais podem ocorrer em 20-70% dos pacientes com AR, especialmente naqueles com AR-DPI.

Saiba mais: Pirfenidona em pacientes com artrite reumatoide e doença intersticial

Além disso, pacientes com linfadenopatia mediastinal ou axilar apresentaram índice de atividade da doença significativamente maior do que aqueles sem linfadenopatia, que é uma ferramenta válida e sensível para avaliar a atividade da doença em pacientes com AR. Portanto, a linfadenopatia pode estar associada a sinais de atividade inflamatória na AR e é geralmente leve

Mensagens práticas:

  • A AR pode acometer a cavidade torácica em até 60% dos casos, manifestando-se como doença parenquimatosa ou das vias aéreas;
  • Os pacientes com maior risco para desenvolvimento da doença pulmonar são aqueles do sexo masculino, tabagistas, com altos títulos de fator reumatoide ou anti-CCP (marcadores sorológicos);

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Bridi GDP, Sawamura MVY, Wanderley M, Souza LVS, Kairalla RA, Kawano-Dourado L, Baldi BG. Tomographic pleuropulmonary manifestations in rheumatoid arthritis: a pictorial essay. J Bras Pneumol. 2023 Feb 13;49(1):e20220466. DOI: 10.36416/1806-3756/e20220466.