Leia mais:
Leia mais:
PEBMED e HA: consequências neonatais da infecção por Covid-19 em gestantes [podcast]
Anvisa recomenda suspender aplicação de vacina da AstraZeneca em grávidas
Atividades físicas durante a gestação e no pós-parto são recomendadas?
AHA 2020: O que diz a nova diretriz para PCR em gestantes?
Gestante com glaucoma: vale a pena operar o olho?

Ministério da Saúde lança manual “Gestação de Alto Risco”, com cuidados às gestantes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde lançou o manual “Gestação de Alto Risco”, que disponibiliza informações atualizadas e ampliadas para proporcionar cuidados diferenciados às gestantes com alguma enfermidade preexistente, algum agravo ou desenvolvem problemas durante a gestação, apresentando maiores probabilidades de evolução desfavorável, tanto para o feto como para a mãe.

A iniciativa visa apoiar os profissionais de saúde que atuam na assistência obstétrica no atendimento de mulheres com gestação de alto risco, como:cardiologistas, nefrologistas e intensivistas.

A versão digital do manual está disponível para consulta aqui.

paciente com gestação de alto risco em trabalho de parto

Importância do manual

“O manual de Gestação de Alto Risco é mais uma publicação que estamos atualizando com a supervisão de renomados especialistas da academia de diversos estados. Queremos levar para os profissionais de saúde do país as mais recentes evidências científicas, reforçando o caráter técnico da gestão do governo federal”, disse o secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.

A publicação busca auxiliar a organização da assistência materna e perinatal, ao uniformizar conceitos e critérios para a abordagem da gestação de alto risco, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das melhores evidências clínicas em relação a intervenções eficazes para o cuidado materno e infantil, além da qualificação profissional com a ampliação do uso de dados para melhoria do cuidado.

Leia também: Intervenções para prevenção de parto prematuro em gestações únicas de alto risco

“O manual será um grande norteador para os obstetras do país, ajudando durante na condução dos casos de pré-natais mais complexos e buscando um melhor resultado para a mãe e ao reduzir os índices de mortalidade”, explicou o coordenador da obra, Eduardo de Sousa, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Enfrentamento da mortalidade materna

Uma das estratégias do Ministério da Saúde é o projeto Zero Morte Materna por Hemorragia, em parceria com a Organização Panamericana da Saúde, braço da OMS nas Américas (OPAS/OMS).

O programa é dedicado à prevenção da mortalidade materna por hemorragia pós-evento obstétrica, através da realização de capacitação profissional de profissionais de saúde que atuam na atenção materna. A capacitação virtual já levou para onze estados e o Distrito Federal, com previsão de ampliação para todo o território nacional.

Outra iniciativa da pasta é o lançamento de 21 vídeoaulas, que servem para disseminar o conhecimento para que os profissionais da área sejam capazes de evitar a morte de mulheres no parto por sangramento. Os vídeos podem ser acessados no canal do YouTube da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Ministério da Saúde lança Manual Gestação de Alto Risco. Portal Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/ministerio-da-saude-lanca-manual-gestacao-de-alto-risco #Acesso ao Manual de Gestação de Alto Risco: http://aps.saude.gov.br/biblioteca/visualizar/MjA4Ng #Secretaria de Atenção Primária à Saúde. YouTube: https://www.youtube.com/user/comunidadedepraticas
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.