Leia mais:
Leia mais:
Estudo PREVENTT: correção de anemia com ferro venoso no perioperatório não altera mortalidade
Qual a investigação inicial da anemia e quando encaminhar o caso ao hematologista?
Cefaleia Pós-raqui: características [podcast]
Anestesia e Gestação e Remoção de Molusco Contagioso são destaques no Whitebook
Gravidade da anemia na gestação e desfechos adversos maternos e fetais

Gravidade da anemia na gestação e desfechos adversos maternos e fetais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os quadros de anemia são os mais importantes déficits nutricionais nas mulheres ao redor do mundo. Apesar disso os estudos que demonstrem que a severidade da anemia na gestação pode estar relacionada com desfechos ruins materno-fetais ainda são escassos na literatura.  

De acordo com a OMS a anemia tem aumentado no período de 2012 a 2016, alcançando em 2016 a cifra de 40% das gestantes com algum grau de anemia. No mundo, a área de maior prevalência está no sudeste asiático com valores tão altos como 48% das mulheres com anemia.  

As possíveis complicações relacionadas à anemia na gestação e sua severidade foram objeto de estudo de uma coorte publicada no JAMA em fevereiro de 2022. O tema tem uma relevância tão importante que a mesma OMS em sua 65ª assembleia geral decidiu como meta reduzir em 50% o número de mulheres com anemia no mundo.

Saiba mais: Anemia megaloblástica na gestação – Parte 1

anemia na gestação

O estudo

Esse estudo foi realizado na China onde 99,9% dos partos são realizados em ambiente hospitalar. Os critérios de anemia foram os seguintes: 

  • Sem anemia: hemoglobina ≥ 11,0 mg/dl
  • Anemia leve: hemoglobina entre 10,0 e 10,9 mg/dl
  • Anemia moderada: hemoglobina entre 7,0 e 9,9 mg/dl
  • Anemia grave: hemoglobina ≤ 7,0 mg/dl

Os desfechos maternos desfavoráveis estudados no período de 1 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2019, envolvendo 18.948.443 mulheres foram: 

  • Descolamento prematuro placentário
  • Parto prematuro (antes de 37 semanas) 
  • Parto cesariana 
  • Hemorragia puerperal severa 
  • Choque 
  • Admissão materna em UTI
  • Morte materna durante a internação para parto.

Já os desfechos desfavoráveis fetais incluíram: 

  • Restrição de crescimento intrauterino 
  • Malformações 
  • Natimortalidade 

Apesar de apresentar muitas limitações como não precisar os valores de hemoglobina em extratos mais exíguos, não especificar em que trimestre foi feito o diagnóstico da anemia e, mesmo com controle de múltiplas variáveis, não saberem se as mulheres faziam ou não reposição de ferro, a conclusão de que existe correlação entre a anemia severa e complicações gestacionais relacionadas a patologias placentárias, anemia na gestação leve com menos complicações maternas e fetais é importante em saúde pública. Na população chinesa estudada, o risco de anemia foi maior entre gestantes de 15 a 28 anos de idade e a taxa de gestantes com anemia encontrada nessa população foi de 17,78%.

Referências bibliográficas:

  • Shi H, Chen L, Wang Y, et al. Severity of Anemia During Pregnancy and Adverse Maternal and Fetal Outcomes. JAMA Netw Open. 2022;5(2):e2147046. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.47046

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.