Mudança na autorização de uso emergencial de vacinas da Anvisa

A Anvisa atualizou ontem dia 29, o guia com os requisitos para solicitar autorização de uso emergencial de vacinas contra Covid-19.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A Anvisa atualizou ontem, dia 29, o guia com os requisitos para solicitar autorização de uso emergencial de vacinas contra Covid-19. O documento, apresentado no início de dezembro, tem como objetivo orientar as empresas que estão desenvolvendo vacinas para conseguir a autorização temporária.

autorização de uso emergencial de vacinas

Novos textos do guia de autorização de uso emergencial de vacinas 

Ainda sem nenhum pedido recebido, a Anvisa alterou os textos do capítulo 5, itens XVI e XIX, sobre os documentos obrigatórios para a submissão, conforme abaixo:

Textos antigos: Textos novos:

XVI – Informações sobre a quantidade de produto acabado disponível e cronograma de disponibilização ao país;

XIX – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) a ser assinado pelo paciente, o qual deve estar preenchido com os dados específicos da vacina que se pretende autorizar.

 XVI – Informações sobre a previsão da quantidade de produto acabado disponível para importação e/ou disponibilização;

 

 

XIX – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) a ser assinado pelo paciente, o qual deve estar preenchido com os dados específicos da vacina que se pretende autorizar. Sugere-se utilizar o modelo simples disponibilizado pelo Governo do Reino Unido (disponível em: https://www.gov.uk/government/publications/covid-19-vaccination-consent-form-and-letter-for-adults) ou outro modelo desenvolvido pela empresa.

As empresas que solicitarem essa autorização de uso emergencial de vacinas se comprometem a concluir o desenvolvimento da vacina, apresentar e discutir os resultados com o órgão e solicitar seu registro sanitário.

Andamento da campanha de vacinação no Brasil

De acordo com a Anvisa, as mudanças visam agilizar o processo e facilitar o entendimento do processo de envio de documentos por parte das empresas. É importante ressaltar que ainda não há prazo definido para iniciar a campanha de vacinação no Brasil, que já se iniciou em mais de quarenta países desde o início do mês e que há negociações em andamento, por parte do governo, da vacina de Oxford/AstraZeneca, com produção no Brasil pela Fiocruz, do consórcio internacional da Covax, da Pfizer/BioNTech, da Janssen, do Instituto Butantan/Sinovac, da Bharat Biotech, da Moderna, da russa Gamaleya e da Moderna.

Saiba mais sobre o novo coronavírus, em nossa Revista especial!

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências bibliográficas:

  • https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/anvisa-define-requisitos-para-pedidos-de-uso-emergencial-de-vacinas
  • http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/6134216/Guia42_V1_28_12_20+%283%29.pdf/312c9a51-503b-4d1c-80fc-24d5c5de380b
  • https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/12/29/anvisa-muda-exigencias-para-vacinacao-emergencial.ghtml
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão