Nova cepa do vírus HIV é identificada por cientistas americanas

Pesquisadoras americanas identificaram pela primeira vez um novo subtipo do vírus do HIV. A mutação identificada faz parte da versão mais comum da doença.

Pesquisadoras americanas identificaram pela primeira vez um novo subtipo do vírus do HIV. A mutação identificada faz parte da versão mais comum da doença, encontrado mundialmente.

A descoberta foi realizada a partir do sequenciamento genético de três pacientes da República Democrática do Congo (RDC), com amostras coletadas desde a década de 80.

A expectativa é que essa descoberta poderá facilitar a identificação de possíveis pandemias e até mesmo antecipar as ações de combate às infecções.

“Em um mundo tão conectado, não podemos mais pensar que os vírus fiquem restritos a certas regiões”, disse a co-autora do estudo, Carole McArthur, professora do departamento de Ciências Bucais e Craniofaciais da Universidade de Missouri, em Kansas City, em comunicado para a imprensa, que afirmou ainda que essa descoberta pode preparar os cientistas para enfrentar possíveis mutações do vírus e possui potencial para colocar um ponto final na pandemia do HIV.

O estudo foi publicado em novembro na revista Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes.

Leia também: Pneumonia em paciente HIV positivo: como manejar?

vírus HIV

Novo tipo de HIV

O novo subtipo L é uma das variações do grupo majoritário do vírus HIV. O vetor da infecção responsável pela AIDS é dividido em quatro grupos, com seus subtipos.

Confira a seguir os grupos identificados deste vírus:

  • Grupo M: É o grupo mais comum, responsáveis pela maioria das infecções por HIV do mundo. No total, acolhe 13 subtipos, entre eles o L;
  • Grupo N: É o grupo menos comum, encontrados apenas em pacientes de Camarões;
  • Grupo P: Vírus deste grupo já foram encontrados em Camarões e na França. Cientistas alertam que possui potencial para se espalhar em todo o mundo;
  • Grupo O: Encontrado inicialmente na África, mas que já se espalhou mundialmente.

Como foi encontrado esse novo tipo de cepa

A investigação científica avaliou amostras retiradas de três pacientes da República Democrática do Congo (RDC) durante três décadas, o que confirma a identificação de um novo subtipo. As amostras foram coletadas em 1980, 1990 e 2001.

A pesquisadora Mary Rodgers, coautora do estudo, alertou para os riscos da migração do vírus por conta do deslocamento humano. Para a especialista, essa descoberta vai facilitar o desenvolvimento outras pesquisas voltadas ao diagnóstico e o tratamento da AIDS.

“Identificar novos vírus é como buscar uma agulha em um palheiro. Mas com o avanço da tecnologia e um sequenciamento mais moderno é como se buscássemos esta agulha com um imã. Essa descoberta vai ajudar a interromper novas pandemias”, aposta Mary Rodgers.

Ainda não está claro como essa variante do vírus pode afetar o corpo de maneira diferente, se é que age de maneira diferente. Os tratamentos atuais para o HIV podem combater uma grande variedade de cepas de vírus, e acredita-se que esses tratamentos possam combater esse recém-nomeado.

Cerca de 36,7 milhões no mundo estão vivendo com HIV, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) estima que, em 2016, cerca de 1,8 milhão de pessoas foram infectadas pelo vírus do HIV.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências bibliográficas:

  • Christensen, J. Scientists discover first new HIV strain in nearly two decades. CNN Health. Disponível em <https://edition.cnn.com/2019/11/06/health/hiv-new-strain-discovered/index.html>;
  • Yamaguchi J, et al. Complete genome sequence of CG-0018a-01 establishes HIV-1 subtype L. JAIDS Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes: November 06, 2019 – Volume Publish Ahead of Print – Issue – p. DOI: 10.1097/QAI.0000000000002246

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags

hiv