Novo tratamento para o câncer de mama triplo negativo metastático é aprovado nos EUA

Foi publicado estudo sobre tratamento em pacientes portadoras de câncer de mama triplo negativo metastático com Sacituzumabe-Govitecan.

Pacientes portadoras de câncer de mama triplo negativo metastático (CMTNM: i.e. são negativos para receptores hormonais de progesterona e estrogênio; e não expressam o oncogene HER2 neu) têm prognóstico reservado, com sobrevida global curta em muitos casos e progressões rápidas e doença refratária, apenas um percentual (30-40%) é candidata a receber tratamento por imunoterapia em combinação com quimio por expressarem a proteína PD-L1.

Leia também: Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo

Novos alvos terapêuticos em CMTNM são necessários e um dos mais promissores é TROP2. TROP-2 é uma glicoproteína identificada na superfície de várias células, mas está superexpressa em vários tumores, em especial no CMTN, regulando o crescimento das células, invasão e várias vias de sinal intracelular. Foi desenvolvido um anticorpo conjugado-droga (CAD) que combina através de um linker hidrolizável um metabólito muito potente de Irinotecan – este um inibidor da Topoisomerase I, o SN-38, conhecido ainda como Govitecan com um anticorpo humanizado anti-TROP2 o Sacituzumabe. Na última ESMO (Congresso Europeu de Oncologia) conhecemos os resultados da fase 3 em doença refratária, Sacituzumabe-Govitecan (S-G) dobrou a sobrevida global dessas pacientes com metástases resistentes em média à 4 tratamentos anteriores, com 25% delas vivas sem progressão mesmo após 2 anos.

Esta estratégia do CAD, é conhecida como Cavalo de Tróia, pois “entrega” o quimioterápico habitualmente tóxico e inviável se aplicado de forma endovenosa isolada apenas de forma intracelular após uma internalização do anticorpo ligado à quimio, com posterior separação do complexo por ação do lisossomo e consequentemente liberação dentro da célula tumoral do Govitecan, reduzindo os efeitos colaterais e aumentando a sua eficácia.

Novo tratamento para o câncer de mama triplo negativo metastático é aprovado nos EUA

Estudo de novo tratamento

Acaba de ser publicado o estudo no New England Journal of Medicine. Trata-se de um estudo randomizado de fase 3, em que Sacituzumabe-Govitecan, foi comparado com o quimioterápico de escolha do oncologista (QEO) entre eribulina, vinorelbine, capecitabina ou gemcitabina, em pacientes com CMTNM refratário. O desfecho primário era sobrevida livre de progressão (SLP) em pacientes sem metástases cerebrais.

Resultados

Foram incluídas 468 pacientes, 235 no grupo S-G e 233 no grupo QEO. 100% das pacientes tinham usados taxanes. A SLP foi de 5,6 meses no grupo S-G contra apenas 1,7 meses no grupo QEO (RR: 0,41; 95% CI, 0,32 – 0,52; P< 0,001). A sobrevida global mediana foi quase o dobro…de 12,1 contra 6,7 meses, respectivamente, RR: 0,48; 95% CI, 0,38- 0,59; P<0,001. Respostas objetivas foram demonstradas em 35% das pacientes que usaram S-G contra apenas 5% do grupo de quimio. Os principais efeitos adversos relatados foram neutropenia (51% grau 3, contra 33 do grupo QEO) mas neutropenia febril ocorreu em apenas 6% (2% no grupo QEO). Diarreia grau 3 (10% contra 1%). Não foram relatadas mortes atribuídas ao tratamento no grupo Sacituzumabe-Govitecan.

Saiba mais: Câncer de mama: zumbido e neuropatia sensorial periférica durante quimioterapia

Os autores concluem que Sacituzumabe-Govitecan melhorou de forma significativa a sobrevida livre de progressão e quase dobrou a sobrevida global das pacientes com CMTNM com efeitos colaterais bastante manuseáveis.

Ciente destes dados a Food and Drug Administration aprovou nos EUA em 07 de Abril de 2021 o Sacituzumabe-Govitecan (Trodelvy™, Immunomedics Inc.) para pacientes portadoras de CMTNM que tenham recebido pelo menos 2 ou mais terapias prévias para a doença, sendo pelo menos uma no cenário metastático.

Aguardamos, ansiosamente a chegada de S-G no Brasil.

Referências bibliográficas:

  • Bardia A, Hurvitz SA, Tolaney SM, and the ASCENT Clinical Trial Investigators. Sacituzumab Govitecan in Metastatic Triple-Negative Breast Cancer; N Engl J Med 2021; 384:1529-41. doi: 10.1056/NEJMoa202848.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.