O preceptor do Programa de Residência Médica tem de ser especialista na área?

Parte do censo comum acredita só ser possível que um sujeito qualifique outro se o primeiro estiver devidamente capacitado no âmbito em questão – no nosso caso, leia-se médico especialista reconhecido pelo Conselho de Medicina.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Parte do censo comum acreditar que só é possível que um sujeito qualifique outro se o primeiro estiver devidamente capacitado no âmbito em questão – no nosso caso, leia-se médico especialista reconhecido pelo Conselho de Medicina. Apesar de ser uma questão aparentemente óbvia, alguns Programas de Residência Médica não seguem essa premissa.

O tema foi regulamentado pela Resolução 04/2002 da CNRM, especialmente em seu artigo 23, alínea d), que determina que a supervisão permanente do treinamento do Residente por médicos portadores de Certificado de Residência Médica da área ou especialidade em causa ou título superior, ou possuidores de qualificação equivalente, a critério da Comissão Nacional de Residência Médica.

Alguns Programas de Residência, entretanto, não possuem tantos especialistas no seu corpo clínico. Tomo a Medicina de Família e Comunidade como partida: especialidade ampla, base do sistema de saúde, que lida com o manejo de aspectos complexos da prática e que se depara frequentemente com limitações estruturais, familiares e sociais. Frente a toda essa complexidade, é fundamental que os médicos em formação sejam assistidos por pessoas que passaram pelas críticas construtivas que a residência propicia. Entretanto, na prática vemos muitos programas de MFC cujas Unidades de Saúde não têm um especialista na área.

O caso da MFC é muito ilustrativo. Recentemente houve um grande impulso governamental para abertura de vagas de MFC, mas não há número proporcional de especialistas para formar e nem interesse mercadológico. Resultado: ociosidade de vagas de MFC maior que 50% e muitas desistências na transição para o R2, gerando uma ociosidade em torno de 80% nesse grupo – naturalmente, a ausência de especialistas não é o único fator associado a esses números.

Residência médica: como escolher a minha especialização?

Na formação médica, é necessária a figura do preceptor disponível durante todo o período de atividades, seja em plantões ou em quaisquer outros cenários. O fato de haver alguns especialistas que discutem alguns aspectos/casos específicos em reuniões não é suficiente para uma formação prática que exige tempo integral.

A formação de especialistas só se dará de forma apropriada se os formadores estiverem aptos para formar. Aqui, vamos além do óbvio: são necessários cursos de preceptoria/tutoria para que os profissionais, além de dominarem seus campos de prática, também possam passar o conhecimento de forma efetiva. Didática na discussão do tema, aplicação na vida diária, como abordar determinadas questões com o paciente, macetes do manejo clínico, alternativas práticas em certos procedimentos… são aspectos que o profissional “geral” não necessariamente detém, mas que o preceptor precisa, pois são importantes para o indivíduo em formação e que estão além dos livros e artigos.

Não é admissível que haja formação sem preceptoria presente e adequada: quantidade – principalmente quando o assunto é saúde – não reflete qualidade. Então, sim, o preceptor tem de ser especialista na área e mais: deve estar presente na realização de todas as atividades do Programa.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão