Leia mais:
Leia mais:
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno
OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19
Complicações neurológicas da Covid-19
Anvisa aprova estudo com células-tronco para tratamento da Covid-19

Perda visual monocular em paciente com Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O impacto exato da Covid-19 na incidência de doença cerebrovascular aguda ainda não foi determinada mas algumas publicações recentes correlacionam a Covid-19 a grandes oclusões vasculares. Um artigo publicado esse ano na Clinical Neurology and Neurosurgery reportou o primeiro caso de paciente com oclusão da artéria central da retina como manifestação inicial da infecção por Covid-19.

Leia também: Traqueostomia percutânea precoce em pacientes com Covid-19

Perda visual monocular em paciente com Covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Características do caso

O caso reportado era de um paciente na quinta década de vida avaliado na emergência do Wills Eye com início agudo de perda visual indolor a direita. O paciente negava episódios prévios de perda visual transitória, diplopia, cefaleia, alterações sensoriais, fraqueza ou perda de fala. A história patológica pregressa era significativa para hipertensão, tabagismo e uso de maconha. Segundo o mesmo, não fumava há 2 semanas. Não fez uso de nenhuma medicação sistêmica. Na revisão de sistemas, tinha tido faringite leve e diarreia por 2 ou 3 dias mas negou febre, tosse, alterações do olfato ou paladar, confusão mental e queixas respiratórias.

Ao exame tinha pressão de 174/107 mmJh, oximetria de 97% em ar ambiente e afebril (36,8 °C). A acuidade visual era de movimento de mãos no olho direito e 20/20 em olho esquerdo. Um defeito pupilar aferente proeminente estava presente a direita. A motilidade extraocular era normal e o segmento anterior não tinha outras alterações a não ser uma catarata nuclear. Achados retinianos associados a oclusão arterial da retina estavam presentes em olho direito porém sem placas embólicas. No olho esquerdo foram encontrados uma malformação arteriovenosa com uma mancha algodonosa e uma hemorragia em chama de vela. O exame neurológico era normal.

Saiba mais: O que é Covid-19 crônica e quais são os sintomas?

O paciente foi submetido a PCR para Covid-19 e o diagnóstico foi confirmado. Na ressonância magnética não havia sinais de evento isquêmico agudo ou hemorragia. Um defeito de enchimento envolvendo a porção média e distal da artéria carótida comum direita e se estendendo para o segmento comunicante da artéria carótida interna direita foi visto na angiotomografia. O fluxo diminuído também foi notado na artéria oftálmica direita. Não foi vista calcificação significativa. Os resultados laboratoriais evidenciaram um tempo de protrombina pouco elevado (14,6, normal 9,4–13,0 seg) e INR elevado (1,29, normal 0,83–1,14). O D dímero estava elevado (450, normal < 230 ng/mL DDU), fibrinogênio alto (545, normal 170− 460 mg/dL), LDH alto (272, normal 125–240 IU/L), e PCR alto (2,10, normal ≤ 0,80 mg/dL). Foi iniciada heparina de baixo peso molecular e o paciente foi transferido para unidade neurointensiva. Se manteve estável, afebril e com boa saturação em ar ambiente.

Análise

Vírus como o Covid-19 podem penetrar o sistema nervoso central (neurovirulência), podem também se ligar a  receptores da ACE-2 (enzima conversora de angiotensina) que estão ligados na autorregulação da pressão de perfusão cerebral, mas tem sido mais comum a evolução para eventos isquêmicos (que podem ocorrer em todos os grupos etários) associados a hipercoagulabilidade relacionada ao estado inflamatório, a coagulação intravascular disseminada induzida pela infecção e ao embolismo relacionado a injúria cardíaca pelo vírus. Esses mecanismos podem contribuir para o desenvolvimento de várias patologias que podem resultar em perda visual uni ou bilateral como a oclusão de artéria oftálmica, a oclusão de artéria central da retina, a oclusão de veia central da retina, a neuropatia óptica, o infarto cortical occipital e a neuroretinopatia macular aguda.

No paciente em questão o estado de hipercoagulabilidade levou a formação de trombo na carótica interna que levou a oclusão de artéria central da retina. A oclusão causa isquemia retiniana e deve ser tratada imediatamente para evitar morte celular e cegueira. As células retinianas conseguem suportar no máximo 2h em condições isquêmicas. A terapia com oxigênio hiperbárico pode ser usada como adjunta ao tratamento trombolítico. Esse caso ilustra a necessidade de suspeitar de Covid-19 em paciente com quadro neurológico ou oclusões vasculares retinianas incluindo indivíduos assintomáticos ou minimamente sintomáticos para a infecção por Covid-19.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Murchinson AP, et al. Monocular visual loss as the presenting symptom of COVID-19 infection. Clinical Neurology and Neurosurgery. 2021;201:106440. doi: 1016/j.clineuro.2020.106440
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar