Pesquisa revela que 97% dos estudantes de medicina apresentam síndrome do impostor

A síndrome do impostor corresponde a  uma alteração emocional onde o paciente é incapaz de acreditar na sua própria competência.

A síndrome do impostor, também conhecida como fenômeno do impostor ou síndrome da fraude, corresponde a uma alteração emocional onde o paciente é incapaz de acreditar na sua própria competência, mesmo tendo toda a formação para a sua capacitância. Ele constantemente subestima suas capacidades e tem a sensação que pessoas menos capacitadas são tão ou melhores do que ele. Não importando o nível de sucesso alcançado na vida, o paciente tem a sensação constante de não merecê-lo e de ser uma fraude. Essa condição pode ser permanente ou temporária e ainda não é considerada oficialmente uma patologia psiquiátrica. 

Leia também: Projeto prevê que instituições ofereçam suporte psiquiátrico e psicológico a residentes e estudantes de Medicina

Pesquisa revela que 97% dos estudantes de medicina apresentam síndrome do impostor

Estudo recente

Um estudo realizado pela Doutora Jayne Rice, BS, integrante da equipe de cirurgia vascular do Hospital da Universidade da Pensilvânia, e que relatou já ter sido vítima da síndrome, realizou uma pesquisa entre estudantes de medicina de duas faculdades distintas e constatou que a maior parte deles sofre da síndrome do impostor, sendo a maioria pertencente a uma classe estudantil de baixa representatividade. 

Nesse estudo foram avaliados um total de 284 estudantes de medicina, sendo 187 estudantes pertencentes a uma instituição predominantemente de estudantes brancos (PWI) e 97 eram de uma universidade historicamente negra (HBCU). A Doutora Rice utilizou um sistema de escala para avaliar o nível da síndrome de impostor em cada estudante, sendo os valores abaixo relacionados a intensidade dos sentimentos em relação a síndrome:

  • Abaixo de 40: Poucos sentimentos em relação a síndrome; 
  • Entre 40-60: Síndrome do impostor moderada; 
  • Entre 61-80: Síndrome do impostor frequente; 
  • Acima de 80: Síndrome do impostor intensa. 

Resultados

De uma modo geral, o estudo evidenciou que 97% dos estudantes avaliados apresentavam sentimentos moderados a intensos em relação a síndrome. Metade reportou sentimentos frequentes, sendo 38% de uma forma moderada, 9% de forma intensa e 3% de forma leve. E em relação as duas instituições, os estudantes da PWI apresentaram 3,9 vezes mais sintomas frequentes ou intensos relacionados a síndrome em comparação com os estudantes da HBCU e os estudantes do grupo com baixa representatividade da PWI apresentavam 2,3 vezes mais sentimentos de forma frequente e intensa comparado com os da HBCU, e as mulheres, principalmente as que faziam parte da PWI, apresentavam o dobro de vezes mais sensações frequentes e intensas do fenômeno em comparação aos estudantes homens. 

Saiba mais: Prevalência de transtornos mentais entre estudantes de medicina pode chegar a 50%!

“Acredito que esse estudo possa informar as instituições de ensino que estudantes de medicina claramente bem qualificados, apresentam baixa confiança e dúvidas sobre sua competência e que sentimentos em relação a síndrome de impostor pode também estar relacionados a quadros de ansiedade e depressão.” relatou a Dra. Rice. 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.