Quais os impactos do clima e de medidas de saúde pública na pandemia por Covid-19?

Durante a pandemia por Covid-19, diversos países realizaram medidas de isolamento social. Será que tais medidas, bem como o clima, impactam no cenário?

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Alguns mecanismos climáticos possuem conhecidamente influência sobre as epidemias de influenza. Sabe-se que 3 características do período de verão freiam o avanço dos casos de gripe: maiores temperatura, umidade e radiação solar. Além disso, as férias escolares durante essa estação podem também ser um fator que contribua nesse sentido.

Durante a atual pandemia por Covid-19, diversos países realizaram medidas de isolamento social como fechamento de escolas e de serviços não essenciais e restrição de aglomerações de pessoas. No entanto, ainda existe a dúvida: será que essas medidas, bem como as diferenças climáticas citadas, são capazes de afetar o curso da atual pandemia?

Para tentar ajudar a responder essa questão, um grupo de pesquisadores realizou um estudo de coorte prospectivo de todas as 144 áreas geopolíticas do mundo com pelo menos 10 casos de Covid-19 e transmissão comunitária na data de 20 de março de 2020 (totalizando 375.609 casos), com o objetivo de determinar a associação entre diferenças climáticas e medidas de saúde pública e o crescimento epidemiológico da doença.

Mulher usa máscara contra a epidemia de Covid-19 em dia de baixa temperatura.

Pandemia por Covid-19

As variáveis analisadas foram:

  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Fechamento de escolas;
  • Restrições de aglomerações;
  • Medidas de distanciamento social.

Leia também: Covid-19: quais as recomendações para a organização da APS durante a pandemia?

Foram excluídos das análises a China, que já havia contido a epidemia nesta data, e Irã, Coréia do Sul e Itália, que já estavam com a epidemia estabelecida e com a curva à frente do resto mundo. As curvas de evolução da Covid-19 foram obtidas através dos dados de casos confirmados em cada região. O estudo aponta como limitação em seu método a oferta variável de testagem entre os países, contudo ressalta que taxa de crescimento epidêmico é realizado através de cálculo de razão matemática, com análise de valores relativos e não absolutos. Dessa forma, a variação de testagem afeta ambos os componentes da razão que determina essa taxa, permitindo uma correta estimativa.

Como resultados, obteve-se a não associação entre o crescimento epidemiológico e as variáveis de latitude e de temperatura e fracas relações com umidade, o que não permite concluir que apresentem papel significativo na evolução epidemiológica da doença.

Por outro lado, as medidas de saúde pública analisadas apresentaram-se fortemente associadas com uma evolução epidemiológica mais favorável. O fechamento de escolas, a restrição de aglomerações e as medidas de distanciamento social, embora não analisados de forma independente entre si, são em conjunto medidas recomendadas pelo estudo a serem tomadas como políticas de saúde pelos governos. O estudo aponta que as medidas de restrição social estudadas, quando adotadas simultaneamente, possuem um impacto ainda maior na diminuição do crescimento da curva epidemiológica.

Veja mais: Qual é o papel da APS com o aumento da violência doméstica na pandemia de Covid-19?

Conclusão

Portanto, o estudo sugere que as questões climáticas não desempenham papel significativo no desenvolvimento da epidemiologia da Covid-19. Enquanto que as intervenções de saúde pública de distanciamento social parecem ter um maior impacto. No entanto, os potenciais efeitos econômicos e psicossociais decorrentes dessas medidas devem ser cuidadosamente pesados para a tomada de decisão sobre como e quando realizar tais restrições.

Referências bibliográficas:

  • Juni P, Rothenbuhler M, Bobos P, Thorpe KE, da Costa BR, Fisman DN, et al. Impact of climate and public health interventions on the Covid-19 pandemic: A prospective cohort study. Cmaj. 2020.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão