Leia mais:
Leia mais:
Automonitoramento da pressão arterial durante a gestação ou cuidado pré-natal habitual?
Hipertensão portal clinicamente significativa
Cardiopapers: quando utilizar apenas um anti-hipertensivo? [vídeo]
ACC 2022: efeito da denervação renal em hipertensos no acompanhamento de 3 anos
ACC 2022: tratamento de hipertensão crônica leve em gestantes – the CHAP project

Quais os melhores tratamentos para fibrose pulmonar idiopática (FPI)?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença pulmonar progressiva com um prognóstico geralmente ruim. Apesar do transplante pulmonar, apenas nintedanib e pirfenidona foram comprovados em grandes ensaios para retardar a progressão da doença e reduzir a mortalidade geral. No entanto, surgiram vários novos tratamentos propostos, com resultados promissores e o objetivo desta revisão foi avaliar 22 tratamentos estudados para a FPI.

fpi

Métodos

Foram incluídos ensaios clínicos randomizados (ECRs) de pacientes com 18 anos ou mais, diagnosticados com FPI comparando-se um ou mais dos 22 tratamentos diferentes (simples ou em combinação) entre si ou com placebo. Os desfechos analisados incluíram mortalidade, redução na progressão da doença e eventos adversos graves. A progressão da doença foi medida como uma mudança média na capacidade vital forçada (CVF), no teste de caminhada de seis minutos (TC6M), a capacidade de difusão de monóxido de carbono (DLCO), o número de internações e exacerbações.

Resultados

Foram incluídos 48 estudos com 10.326 pacientes elegíveis em mais de vinte países. A média de idade dos pacientes foi 66,7 anos, em sua maioria homens e tabagistas com redução na capacidade vital forçada (CVF). Um terço dos estudos apresentaram alto risco de viés em um ou mais domínios em vários resultados. Em relação aos achados de mortalidade, nintedanib (RR 0,69 (0,44 a 1,1)), pirfenidona (RR 0,63 (0,37 a 1,09); estimativa direta) e sildenafil (RR 0,44 (0,16 a 1.09)) provavelmente reduzem a mortalidade em comparação com placebo (todos com certeza moderada).

Em relação ao declínio da CVF, pamrevlumab provavelmente reduz o declínio da CVF versus placebo (4,3% (0,5 a 8,1) –  moderada certeza). A pentraxina provavelmente reduz o declínio da CVF versus placebo (2,74% (1 a 4,83); certeza moderada) e pode ser utilizada em casos de fibrose por bleomicina. A combinação de nintedanib + sildenafil versus placebo provavelmente reduz o declínio da CVF (157,42mL (−88,35 a 411,12); certeza moderada).

Em relação ao TC6M, a pirfenidona com N-acetilcisteína pode melhorar a distância caminhada (38,4 (-6,1 a 86,2); baixa certeza). O sildenafil provavelmente reduz o risco de exacerbações agudas e hospitalizações versus placebo (RR 0,31 (0,05 a 1,4); moderada certeza). Além do sildenafil, nenhuma outra terapia médica reduz exacerbações agudas e hospitalizações. Nintedanibe (RR 0,73 (0,43 a 1,17); alta certeza) e pentraxina (RR 0,6 (0,18 a 2,05); certeza moderada) podem reduzir exacerbações agudas e hospitalizações em 2,7% e 3,7%, respectivamente, mas não conseguiu atender a uma diferença minimamente importante de 5%.

Hipertensão arterial pulmonar: Diagnóstico e tratamento

Mensagens práticas sobre o tratamento da FPI

  • As principais drogas no tratamento da FPI ainda são os antifibróticos como a pirfenidona e o nintedanibe. Entretanto, muitos estudos com potenciais medicações podem acrescentar benefícios no tratamento da doença;
  • O uso de sildenafil nesses pacientes com FPI e hipertensão pulmonar ainda permanece controverso, porém cada vez mais vem se destacando o componente vascular da doença.
  • No Brasil, os antifibróticos não estão disponíveis no SUS e possuem um alto custo. O sildenafil na hipertensão pulmonar está com consulta pública para incorporação no sistema público, para pacientes com hipertensão arterial pulmonar.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Pitre T, Mah J, Helmeczi W, Khalid MF, Cui S, Zhang M, Husnudinov R, Su J, Banfield L, Guy B, Coyne J, Scallan C, Kolb MR, Jones A, Zeraatkar D. Medical treatments for idiopathic pulmonary fibrosis: a systematic review and network meta-analysis. Thorax. 2022 Feb 10:thoraxjnl-2021-217976. doi: 10.1136/thoraxjnl-2021-217976. 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.