Leia mais:
Leia mais:
Caso clínico: Paciente de 70 anos com dor lancinante na perna
O início do tratamento anti-hipertensivo pode ter impacto na qualidade de vida?
Quiz: Mulher com lesões amareladas nas pálpebras. Qual o diagnóstico?
Renina e o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário
ESC 2021: qual é a meta pressórica ideal em pacientes hipertensos idosos?

CHEST 2021: tratamento da hipertensão pulmonar (HP) nas doenças intersticiais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A hipertensão pulmonar (HP) é classicamente uma condição hemodinâmica e que confere pior prognóstico a inúmeras doenças, sobretudo as doenças do coração esquerdo e as doenças do parênquima pulmonar. Classicamente, essas situações não devem receber tratamento com medicações específicas para a HP. Entretanto, as doenças intersticiais pulmonares parecem demonstrar algum benefício com a terapia inalatória e oral.

CHEST 2021 tratamento da hipertensão pulmonar nas doenças intersticiais

Drogas destacadas

Em debate no CHEST 2021 Annual Meeting, trabalhos apresentados recentemente apontam para algum benefício do uso do Sildenafil em pacientes com doenças fibrosantes. O Sildenafil é um inibidor de fosfodiesterase-5 que atua na via do óxido nítrico aumentando sua quantidade na corrente sanguínea. Seus efeitos levam à vasodilatação sobretudo do território vascular pulmonar. Em série de estudos retrospectivos, pacientes com fibrose pulmonar idiopática (FPI) que fizeram uso do sildenafil apresentaram um aumento de sobrevida média de cerca de 2 anos, o que chamou a atenção dos pesquisadores para algum benefício nessa população. Ainda é cedo para falar em efeitos a longo prazo e o assunto ainda carece de novos estudos. 

Outra droga que merece destaque é o treprostinil inalatório. O treprostinil é um análogo de prostaciclina que atua na via da prostaciclina levando à um aumento da vasodilatação na circulação pulmonar. A ação local pela via inalatória favorece áreas mais preservadas e de melhor ventilação. Em estudo recente, o treprostinil aumentou a distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos, além de reduzir os níveis de BNP em relação aos pacientes do grupo controle. Já aprovada pelo FDA para uso em doenças intersticiais, a droga ainda não está disponível no Brasil e ainda são necessários mais estudos para fundamentar o uso.

As demais medicações como inibidores de endotelina e o Riociguat não devem ser utilizadas sob o risco de aumento de mortalidade. Além disso, o tratamento de suporte é essencial para o seguimento dos pacientes, como oxigenoterapia domiciliar, reabilitação e vacinação adequada.

Mensagens Práticas:

  • Cerca de 10% dos pacientes com doenças intersticiais pulmonares apresentam algum grau de hipertensão pulmonar (HP), conferindo pior prognóstico e aumento de mortalidade;
  • A única medicação realmente aprovada para uso nessa população é o treprostinil inalatório, não disponível no Brasil.
  • O tratamento de comorbidades é fundamental no seguimento dos pacientes;

Estamos acompanhando o CHEST 2021. Fique de olho no Portal PEBMED!

Veja mais do CHEST 2021:

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.