Qual é a epidemiologia das lesões por serra circular?

Acidentes por serra circular podem gerar lesões gravíssimas acometendo nervos como ulnar e mediano, e gerando sequelas definitivas.

Os acidentes com serra circular são comuns em países em desenvolvimento, gerando lesões graves e com potencial de gerar sequelas permanentes. Geralmente estão associadas ao trabalho, tendo grande peso no quesito socioeconômico. Entretanto, há escassez na literatura mundial a respeito de suas particularidades.

Leia também: Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Foi publicado um estudo no último mês, na Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), com o objetivo de identificar as principais características dessas lesões, delineando o perfil epidemiológico e a conduta no atendimento desses pacientes.

Qual é a epidemiologia das lesões por serra circular?

Métodos e resultados

O estudo foi descritivo e transversal, com coleta de dados retrospectivos de prontuários de 54 pacientes do HCFMUSP atendidos entre abril e dezembro de 2018 com lesões decorrentes de acidentes de serra circular. Foram analisadas as variáveis idade, sexo, escolaridade, ocupação e status ocupacional, lado lesado, dedos acometidos, mês e horário do acidente, tipo de lesões, procedimentos realizados, tempo decorrido entre trauma e a entrada em sala cirúrgica e necessidade de reabordagem.

Os pacientes tinham idade entre 15 e 72 anos, sendo o lado esquerdo o mais acometido, e o tipo de lesão mais frequente a amputação envolvendo principalmente o polegar. No total, 23 pacientes foram submetidos a reimplante, e, entre eles, três macro reimplantes. Quanto ao horário do trauma, 26 foram entregues entre 12 horas e 16 horas, e o tempo decorrido entre o acidente e a entrada em sala cirúrgica foi maior que 6 horas em 84% dos pacientes.

Saiba mais: Atendimentos ambulatoriais por acidentes domésticos aumentaram 303% durante a pandemia

Conclusão

É importante frisar que os acidentes por serra circular podem gerar lesões gravíssimas pelo acometimento de nervos como ulnar e mediano, gerando algumas vezes sequelas definitivas e invalidando o paciente para o retorno ao trabalho. Trabalhos que demonstram os resultados e perigos dessas lesões são importantes para gerar campanhas de conscientização sobre a necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual pelos trabalhadores.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Faccioni ALC, Kurebayashi L, Anjos KCD, Rezende MR. Evaluation of Circular Saw Injuries in a Reference Center in Microsurgery and Reimplantation. Rev Bras Ortop (Sao Paulo). 2021 Aug 27;57(4):629-635. DOI: 10.1055/s-0041-1729940.

Tags