Página Principal > Colunistas > Reações adversas à vacina da febre amarela: o que fazer?
vacina com a agulha quebrada

Reações adversas à vacina da febre amarela: o que fazer?

Tempo de leitura: 2 minutos.

Estamos em meio a uma explosão de casos de febre amarela em regiões onde o vírus era pouco atuante há décadas, o que tornou-se um grande desafio para a saúde pública brasileira. As campanhas de vacinação são uma ferramenta ímpar no combate à disseminação da doença. Porém, devemos estar atentos às reações adversas.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, três pessoas morreram por reações à vacina desde janeiro de 2017 no Estado de São Paulo. Eram adultos com menos de 60 anos, sem histórico de doenças prévias. Neste contexto, o Departamento de Vigilância em Saúde lançou um manual para nos auxiliar a identificar as reações e orientar as condutas.

Vamos destacar a seguir os principais pontos:

vacina febre amarela

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

febre amarela

Leia mais: ‘Febre Amarela – os cuidados na vacinação de crianças, adolescentes e gestantes’

Autora:

Referências:

Um comentário

  1. Márcio Amaral

    Alguns complementos:

    Lembrando que as manifestações viscerotrópicas e neurotrópicas são diagnósticos de exclusão – o diagnóstico definitivo se dá por PCR realizado no órgão acometido (quase nunca disponível).

    E a incidência demonstrada para manifestações graves é na população geral. Esse valor pode ser até seis vezes maior em pessoas com 60 anos ou mais e/ou pessoas portadoras de imunodeficiências, doenças auto-imunes, neoplasias, etc.

    Crianças a partir dos seis meses já podem aplicar a vacina em situações de alto risco para a doença (após consulta com pediatra assistente), mas nessa idade há alta incidência de doença neurotrópica, sendo mais segura a aplicação a partir dos nove meses de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.