Recomendações para o screening de pacientes com lesão de carótidas assintomáticos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Aqui vão alguns pontos chaves na procura por lesões carotídeas em pacientes assintomáticos:

  • O screening para lesões de carótidas não causa dano diretamente, entretanto os exames confirmatórios podem causar.

    Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

    Não é recomendada a procura por lesão carotídea em pacientes assintomáticos de uma forma geral. Acredita-se que os benefícios não superam os danos.

  • Aterosclerose carotídea é marcador de risco para doença cardiovascular, porém representa uma obstrução vascular extracraniana e é responsável por uma minoria dos acidentes vasculares encefálicos.

Leia também: Carótida obstruída: quando e como intervir?

  • O doppler de carótidas é um exame sensível e específico para a detecção de doença carotídea obstrutiva, porém pode apresentar falsos positivos quando usado de forma indiscriminada.

  • O sopro carotídeo não tem boa acurácia para detectar lesões significativas.

  • Não há uma evidência direta de que buscar lesões de carótidas em pacientes assintomáticos reduza eventos cardiovasculares e tratar pacientes, que não apresentam, sintomas invasivamente (cirurgia ou angioplastia) com estenose significativa, não apresenta ou apresenta pequeno benéfico em relação ao tratamento medicamentoso.

Saiba mais: A cirurgia carotídea pode ser desnecessária para pacientes com estenose assintomática

  • O screening para lesões de carótidas não causa dano diretamente, entretanto os exames confirmatórios podem causar, como na nefropatia por contraste e na radiação desnecessária. Esses danos podem ser considerados de graus leve a moderado, em geral.

Essas recomendações servem para adultos sem história de AVC, sinais neurológicos ou ataque isquêmico transitório.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • US Preventive Services Task Force. Screening for Asymptomatic Carotid Artery Stenosis: US Preventive Services Task Force Recommendation Statement. JAMA 2021;325:476-481. doi:1001/jama.2020.26988

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar