Leia mais:
Leia mais:
Reserva ovariana após a vacinação contra Covid-19 com vacina mRNA; existe alguma queda?
Teste neuropsicológico confirmam déficits cognitivos pós-Covid-19

Reserva ovariana após a vacinação contra Covid-19 com vacina mRNA; existe alguma queda?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Durante a pandemia diversas preocupações e incertezas surgiram, e uma importante parcela da população ficou bastante angustiada com as dúvidas em relação à fertilidade e à gestação. Qual o ginecologista e obstetra que não precisou responder dúvidas como vacina e fertilidade, vacina e gestação e até mesmo sobre as alterações do ciclo menstrual na síndrome pós-Covid-19. Mas, afinal, a reserva ovariana da mulher vacinada contra Covid-19, com vacina mRNA, pode cair? Devemos nos preocupar em relação a orientação a vacinação de mulheres que estão tentando engravidar ou passando por algum tratamento de fertilidade?

Leia também: Covid-19: A dose de reforço da vacina como aposta contra a variante Ômicron

Reserva ovariana após a vacinação contra Covid-19 com vacina mRNA; existe alguma queda

Análise recente

Para responder essa pergunta eu trouxe um artigo publicado no final de dezembro de 2021 na revista Human Reproduction. Foi realizado um estudo prospectivo de 129 mulheres na menacme, submetidas a vacinação contra Covid-19 com duas doses da vacina desenvolvida pela Pfizer. Foram analisadas a reserva ovariana dessas mulheres através da dosagem do hormônio antimulleriano (HAM) antes e após a vacinação. Obviamente, foram excluídas pacientes com falência ovariana precoce, infecção por Covid-19 prévio, gestantes e sob tratamento de fertilidade.

Conclusão

Apesar de ser um estudo com um número pequeno de participantes, sendo necessário uma análise estatística maior, a partir desse estudo os autores concluem que a vacina com a tecnologia mRNA não altera a reserva ovariana da mulher na menacme, sendo seguro a vacinação de mulheres que estão tentando engravidar ou passando por tratamentos de fertilidade.

Saiba mais: Retrospectiva 2021: sepse, vacinação contra a Covid-19 e mais do que teve destaque no ano

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • A Mohr-Sasson, J Haas, S Abuhasira, M Sivan, H Doitch Amdurski, T Dadon, S Blumenfeld, E Derazne, R Hemi, R Orvieto, A Afek1, J Rabinovici, The effect of Covid-19 mRNA vaccine on serum anti-Müllerian hormone levels, Human Reproduction, 2021;, deab282, https://doi.org/10.1093/humrep/deab282
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.