Retrospectiva 2021: casos clínicos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2021 foi um ano onde pudemos explorar diferentes casos clínicos.

Em sequência às retrospectivas do ano, confira quais foram os casos clínicos mais acessados do Portal PEBMED:

      1. Caso clínico: paciente, 52 anos, apresenta complicação após extubação
        O décimo caso clínico mais acessado é o caso é de um paciente masculino, 52 anos, sem comorbidades, jejum adequado, deu entrada na emergência com quadro clínico compatível com apendicite. O que ele tem?
      2. Caso clínico: Paciente feminina com quadro de perda ponderal. Qual o diagnóstico?
        Paciente feminina, 42 anos e com quadro de perda ponderal há dois meses (cerca de 17 kg), febre e pancitopenia a esclarecer. Qual foi o diagnóstico?
      3. Caso clínico: paciente com dispneia progressiva aos esforços, qual o diagnóstico?
        Paciente 28 anos sem antecedentes médicos apresenta dispneia progressiva aos esforços. Nega qualquer outro sintoma. Durante a investigação, o médico do pronto-atendimento observou hipofonese de bulhas cardíacas e turgência jugular patológica. O que era?
      4. Caso clínico: Sepse e choque séptico em tempos de Covid-19
        O sétimo caso mais acessado era de paciente de 34 anos, sem comorbidades, que deu entrada no pronto-socorro com queda do estado geral, febre (38,4°C), taquicardia (FC 110 bpm) e hipotensão arterial (84/65 mmHg) não responsiva à expansão volêmica inicial (30 ml/kg de solução cristaloide). Referia tosse e febre não tratadas nos últimos sete dias. Antecedentes: Covid-19 há três meses, doença leve, confirmada por RT-PCR SARS-CoV-2 positivo. Confira o diagnóstico no link.
      5. Caso clínico: Um curioso caso de perda ponderal
        Um homem de 29 anos foi encaminhado ao ambulatório de Clínica Médica, pelo Posto de Saúde, para investigação de perda ponderal e aparecimento de lesões de pele. O que podemos dizer sobre o caso?
      6. Caso clínico: homem, com febre e dores nas articulações. Qual o diagnóstico?                          C.L.A.P., 65 anos, sexo masculino, residente em lar de idosos em Caxias – RJ, aposentado, trabalhava com calçados, viúvo com um filho, natural de Niterói. QP: Febre e dores nas articulações. HDA: Paciente foi trazido por ambulância, solicitada pelos funcionários do lar onde reside, devido a febre alta (Tax. máx 38,7 oC) com melhora com antitérmicos, poliartralgias com restrição de mobilização de membros e deambulação, associadas a colúria, polaciúria e diarreia, iniciados há seis dias. Relata aparecimento de equimoses diversos em membros inferiores e alteração do nível de consciência (sonolência e desorientação intermitentes). Nega dor torácica, lipotimia, síncope, anosmia, disgeusia, cefaleia, contato com pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. Confira o desfecho desse caso clínico.
      7. Caso clínico: Paciente de 15 anos com dor abdominal e febre contínua. Qual o diagnóstico? Guapimirim, Hospital Z, Serviço de Emergência – Atendimento em 01 de abril de 2021 às 18:30 AM: A.R.L.D., 15 anos, sexo masculino, estudante, reside com os pais em Guapimirim, natural de Três Rios – RJ. QP: Dor abdominal e febre. HDA: Utente foi trazido pelos pais ao serviço de emergência do hospital Z, com relato de queixa de dor abdominal difusa e febre entre 38° e 39°C contínua, iniciadas há três dias, com melhora frente a administração de analgésicos e antitérmicos. Apresenta também adinamia e perda ponderal significativa nas últimas três a quatro semanas (perda de dez quilos nesse período). Nega tosse, cansaço, dispneia, queixas urinárias, náuseas e vômitos, mialgias, hematoquezias ou melenas. Cita ter realizado exames sorológicos há um mês, no contexto de avaliação para candidatura como voluntário para ensaios clínicos com vacinas experimentais anti-Covid-19, e apresentou resultados negativos para as doenças sexualmente transmissíveis. Descubra como esse caso terminou.
      8. Caso clínico: paciente 17 anos, cefaleia e fotofobia
        P.L.S.P., 17 anos, sexo feminino, estudante, residente e natural de Manaus – AM, sem comorbidades conhecidas, acompanhada da mãe. Procurou serviço de emergência do hospital local, com relato de cefaleia intensa, em região frontal, associada a fotofobia, iniciada há quatro dias, predominantemente no período diurno, evoluindo hoje com dificuldade de deambulação. Qual foi o diagnóstico final?
      9. Caso clínico: Paciente de 63 anos na emergência após síncope. Qual o diagnóstico?
        Paciente de 63 anos, feminina, depressiva, em uso regular de fluoxetina e alprazolam dá entrada na emergência após síncope em casa. Qual o diagnóstico?
      10. Caso clínico: paciente de 7 meses, crises de tosse
        A.R.S.D., 7 meses de idade, sexo feminino, nascida de parto normal a termo sem intercorrências gestacionais (3000 g, 45 cm), cor parda, lactente com dieta suplementar, residente na Pavuna e natural do Rio de Janeiro. Apresentou oito consultas de pré-natal, sem alterações dignas de nota. Trazida pela mãe à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apresenta queixa de quadro semelhante a resfriado comum, com tosse seca iniciada há sete dias, com quadro progressivo, atualmente com crises de tosse há três dias. Confira o diagnóstico do caso clínico mais acessado de 2021.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.