Retrospectiva PEBMED 2018: confira as 10 diretrizes mais lidas

A seguir você confere um top 10 das diretrizes mais lidas no ano e que foram publicadas no decorrer deste 2018 aqui no Portal PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Ao longo de 2018, publicamos aqui no Portal PEBMED diversos conteúdos relevantes e de alta qualidade que fizeram -e ainda fazem- a diferença no cotidiano do médico. A fim de manter o profissional de saúde atualizado de acordo com as práticas mais modernas, noticiamos updates e novidades nas principais diretrizes de instituições nacionais e internacionais.

A seguir você confere um top 10 dos guidelines mais lidos que foram publicados no decorrer deste ano:

10. Diabetes tipo 2: nova diretriz defende hemoglobina glicada entre 7 e 8%

No novo guideline lançado pela American College of Physicians (ACP), as metas nos níveis de hemoglobina glicada precisam estar entre o percentual demonstrado no título. Conforme a diretriz, o tratamento medicamentoso vai depender do alvo glicêmico alcançado. Por exemplo, se o nível de hemoglobina glicada no paciente com diabetes tipo 2 for menor do que 6,5%, a terapia farmacológica indicada deve ser menos intensiva.

9. MAPA 24h e MRPA: saiba tudo sobre a nova diretriz da SBC

Novamente uma atualização de diretrizes, esta matéria destaca as novidades trazidas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) no monitoramento da pressão arterial ambulatorial e residencial. O objetivo é incentivar a medição no dia a dia do paciente fora do consultório. O guideline inclui também calibração anual dos aparelhos de medição da PA e comparação destes dispositivos com aparelhos de mercúrio a cada seis meses, por exemplo.

8. Veja nova diretriz para o uso de ventilação não invasiva na insuficiência respiratória aguda

Trata-se de uma revisão sistemática nos parâmetros para o manejo de pacientes com insuficiência ventilatória. Os 11 keypoints do documento foram lançados no periódico European Respiratory Journal com o objetivo de guiar o médico no uso correto da ventilação não invasiva (VNI).

A matéria publicada aqui no Portal PEBMED destacou também em quais casos a VNI é indicada, por exemplo na presença de doenças como edema pulmonar cardiogênico, asma aguda, DPOC, etc.

7. Diretriz de AVE 2018: o que precisamos saber?

No começo de 2018, saiu uma diretriz atualizada com recomendações para o tratamento de pacientes acometidos pelo acidente vascular encefálico (AVE) agudo. A diretriz foi apresentada no congresso International Stroke Conference (ISC) 2018 e publicada na revista Stroke. O documento indica aplicação de TC sem contraste em até 20 minutos da entrada do paciente, tratamento com alteplase IV e trombectomia (quando necessária) de seis  a 16 horas após o AVC.

6. Hipertensão resistente: veja novas diretrizes para tratamento da doença

A American Heart Association (AHA) publicou uma nova diretriz para o manejo da hipertensão resistente. As orientações incluem identificação correta dos níveis de PA -com sugestão de 125/75 mmHg como ponto de corte-, abordagem terapêutica e aferimento da adesão ao tratamento por parte do paciente.

5. Intubação Orotraqueal na Terapia Intensiva: nova diretriz indica melhor conduta

Assinado por várias instituições da área de anestesia e terapia intensiva britânicas, o documento reúne as principais práticas recomendadas para a aplicação da intubação orotraqueal (IOT). O guideline recomenda que o procedimento seja aplicado por uma equipe treinada, que haja opção de pelo menos duas técnicas de acesso da via aérea, além de orientar como preparar o equipamento e manejar o paciente nas diversas fases da terapia intensiva.

4. Hepatocarcinoma: veja as novas diretrizes para rastreio, diagnóstico e tratamento

American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD) atualizou seu guideline com novas condutas para lidar com o carcinoma hepatocelular. As recomendações incluem a vigilância primária da doença, realização da biópsia hepática em pacientes com lesões cirróticas, ressecção cirúrgica e até transplante do fígado em casos de cirrose descompensada.

3. Aneurismas da aorta abdominal: diretriz indica como acompanhar e tratar

Estamos nos aproximando do pódio e nosso top 10 traz em terceiro lugar a diretriz para tratamento e acompanhamento de pacientes acometidos por aneurisma da aorta abdominal (AAA). A recomendação da Society for Vascular Surgery orienta para a identificação dos fatores de risco, estratificação deste risco, diagnóstico correto da doença cardiovascular e melhor prática terapêutica.

2. Doença Renal Crônica: novas diretrizes para diagnóstico e tratamento da doença óssea

Na vice-liderança das diretrizes mais lidas de 2018 está o guideline da The Kidney Disease: Improving Global Outcomes para o rastreio da doença renal crônica, em especial o tratamento da doença óssea nesses pacientes, provocada por alterações no metabolismo ósseo e no eixo PTH-Cálcio-Fósforo-Vitamina D.

A diretriz recomenda  o diagnóstico pela dosagem bioquímica de cálcio, fósforo, PTH e vitamina D, o monitoramento ósseo por meio da densitometria e as diversas terapias de acordo com o nível da doença.

1. Hipertensão: nova diretriz da AHA muda definição de HAS; veja aqui

O primeiro lugar no pódio das Top 10 diretrizes mais lidas no ano é ocupado pelo guideline, apresentado no congresso da American Heart Association, sobre os novos parâmetros para a classificação da hipertensão arterial sistêmica (HAS):  PA sistólica ≥ 130 mmHg e/ou PA diastólica ≥ 80 mmHg.

O guideline recomenda a terapia combinada com dois anti-hipertensivos nos casos em que a  HAS estiver em estágio 2 e/ou se a PA estiver acima da meta em mais de 20/10 mmHg. Os fármacos de primeira linha recomendados são tiazídico, iECA ou BRA e BCC.

PEBMED

Confira outro artigo da nossa Retrospectiva PEBMED 2018:

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades