Robô que insere e retira lentes de contato de paciente é uma realidade próxima

Depois de anos com dificuldade de colocar suas lentes, Craig Hershoff inventou um robô que ajuda a inserir suas lentes de contato esclerais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Depois de anos com baixa visão e dificuldade de colocar suas lentes de contato, Craig Hershoff inventou um robô que ajuda pessoas a inserir e remover suas lentes de contato esclerais.

Ele foi diagnosticado com distrofia de Fuchs em 2000 e realizou três transplantes de córnea nos últimos dez anos. Depois de algum tempo, foram adaptadas lentes esclerais, que ajudaram a reabilitar a sua visão. Infelizmente, quando a esposa de Hershoff faleceu, ele passou por uma crise de ansiedade, que fazia suas mãos tremerem muito durante a inserção e remoção das suas lentes de contato.

As lentes eram essenciais para que ele conseguisse ter boa visão e ele não tinha ninguém para ajudá-lo a colocá-las.

Assim nasceu “Cliara Lens Robot”, um aparato robótico para inserção e remoção de lentes esclerais.

mulher segurando lente de contato

Cliara Lens Robot

O dispositivo utiliza ventosas nas quais as lentes são acopladas, capazes de medir a quantidade necessária de força para colocá-las e removê-las dos olhos.

O robô tem uma câmera acoplada, sendo possível que a pessoa veja exatamente onde está indo a lente e onde está sendo colocada. A pessoa fica com a cabeça paralela ao chão, olhando para baixo. Caso a colocação seja no olho direito, o olho esquerdo estará olhando diretamente para a tela do vídeo da gravação em tempo real. Quando a pessoa acha que estão prontos, fala o comando para que o robô vá subindo na direção dos olhos e os sensores detectam o contato da lente com os olhos. Nesse momento ele para de se mexer e retrai.

O dispositivo está passando por testes clínicos e deve começar a ser comercializado no próximo ano após aprovação do FDA. Ele pode ser extremamente interessante e útil para pessoas com tremores, doenças neurológicas ou qualquer um com medo de tocar os próprios olhos.

Leia também: Lentes de contato e esporte: quais lentes possuem melhor adaptação?

Lentes de contato esclerais

As lentes esclerais são lentes de tamanho grande, que se apoiam na esclera, e podem ser usadas em pacientes que não toleram o uso de lentes rígidas corneanas ou naqueles que não possuem uma boa adaptação com essas. Podem ser indicadas com finalidade óptica (em pacientes com ectasias corneanas, astigmatismos irregulares, afacia e altas ametropias) e com finalidade terapêutica (em doenças cicatriciais da córnea, entrópio cicatricial, olho seco severo, etc).

São muito bem toleradas na maioria dos pacientes e confortáveis, mas uma das principais dificuldades no uso é a manipulação das lentes. Para colocá-las devemos preencher as lentes com soro fisiológico, posicionar a cabeça olhando para baixo, paralela ao chão e inseri-las, evitando a perda de líquido no momento da inserção. A inserção geralmente é feita utilizando-se ventosas.

A remoção pode ser feita com o paciente olhando para cima, posicionando a ventosa na parte inferior das lentes para retirada.

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão