SABCS 2019: tucatinibe pode ser uma nova opção para o câncer de mama?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Outro estudo muito importante foi apresentado no maior evento mundial sobre câncer de mama, o San Antônio Breast Câncer Symposium (SABCS) 2019, ocorrido este mês no Texas, nos Estados Unidos. Nele, os pesquisadores incluíram uma nova droga chamada tucatinibe, um potente inibidor de tirosino kinase HER2 específico, em associação ao trastuzumabe e capecitabina em um estudo controlado com placebo.

Uma particularidade foi que pacientes com metástases cerebrais sem tratamento local foram incluídos, o que é raro em estudos deste quilate.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Novo estudo para tratamento de câncer de mama

Houve uma redução do risco de recidiva em 46% com sobrevida livra de progressão de 7,8 meses (5,6 meses no grupo controle) e o risco de morte em 34% mesmo em pacientes politratadas com inúmeras linhas de tratamento, com falhas prévias ao trastuzumabe, pertuzumabe, T-DM1 com sobrevida global de 21,9 contra 17,4 no braço sem tucatinibe.

Mesmo nos pacientes com metástases cerebrais, os benefícios foram similares com redução de 52% do risco de progressão.

Leia também: Ressonância diminui a incidência de tumor em pacientes com mamas densas?

O dobro de pacientes teve respostas objetivas no grupo que recebeu tucatinibe. O aumento de sobrevida global em quatro meses nessa população refratária é clinicamente muito relevante, ainda mais se mostrando ativa ainda em que pacientes com metástases cerebrais.

A droga se mostrou, no geral, bem tolerada, com raros casos de diarreia e transaminites.

A publicação simultânea no New England Journal of Medicine reforça a relevância desses dados, podendo se tornar o novo “standard of care” nesses casos, dependendo da “briga” com o novo anticorpo conjugado-droga trastuzumabe-deruxtecan.

Boas notícias para as pacientes com câncer de mama metastático HER2 positivo, mesmo para aquelas que já tenham falhado ou venham a falhar as já bastante ativas drogas que temos atualmente.

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar